QUEIMADURAS

Feriado de São João têm números de queimados semelhantes ao do ano passado, diz HR

Balanço mostra que a quantidade de atendimentos se manteve estável com o ano anterior, e as causas são as mesmas

Publicado em: 26/06/2024 15:41 | Atualizado em: 26/06/2024 17:21

Dos 24 pacientes que deram entrada no HR, 15 precisaram ficar internados, dos quais oito são adultos e sete crianças (Foto: Manoel Filho/HR)
Dos 24 pacientes que deram entrada no HR, 15 precisaram ficar internados, dos quais oito são adultos e sete crianças (Foto: Manoel Filho/HR)
O Hospital da Restauração (HR) registrou, durante o feriado de São João, 24 atendimentos a pessoas que se queimaram com fogos de artifício ou fogueiras. 

O número se manteve estável, em relação ao ano passado, quando 25 pacientes deram entrada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da instituição. O número de internamentos também permaneceu semelhante.
 
Dos 24 pacientes que deram entrada no HR, 15 precisaram ficar internados, dos quais oito são adultos e sete crianças. Outras nove pessoas (4 crianças e 5 adultos) receberam atendimento ambulatorial. 
 
De acordo com o médico e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do HR, Marcos Barretto, todos os eventos que levaram os pacientes para o hospital são evitáveis. 

"O que me deixa com aquela sensação de não ter conseguido alcançar essas pessoas, é que todos os pacientes que chegaram foram com problemas que falamos desde o início de junho. Criança que utilizou fogos sem supervisão de um adulto e a bomba estourou na mão e no rosto, paciente alcoolizado que foi acender a fogueira e caiu sobre ela, paciente que acendeu a fogueira e o combustível explodiu nele, crianças que foram vítimas no dia seguinte à festa porque não apagaram a fogueira, criança solta na cozinha e o panelão virou por cima", explicou Barretto.
 
"Se tivessem ouvido e obedecido os aconselhamentos que demos, essas 24 pessoas não teriam se acidentado, não teriam vindo ao hospital. Eu gostaria de não ter tido nenhum caso. Espero que o São Pedro seja diferente", acrescentou o médico que está à frente do Setor de Queimados há 46 anos.
 
Histórico

Entre os dias 23 e 25/06, do ano passado, 25 pacientes deram entrada no setor de queimados, dos quais 14 ficaram internados. 

Nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, 47 pessoas procuraram atendimento e 19 ficaram internadas. 

O número de casos é 7% maior que em 2022, e o número de internações cresceu 5% em relação ao ano anterior, quando 44 pessoas buscaram atendimento e 18 precisaram de internação.

Serviço

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital da Restauração é referência no atendimento e tratamento de queimaduras, com demanda espontânea.

Acolhe, diariamente, entre 8 e 10 pacientes, de várias causas. Localizada no segundo andar do hospital, a estrutura conta com 40 leitos divididos em três enfermarias (pediátrica, feminina e masculina). 

As equipes multiprofissionais são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e médicos de especialidades como Clínica Geral, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Pediatria. 

Em alguns casos, de acordo com a extensão das lesões, outros especialistas assistem o paciente, como ortopedistas e vasculares.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL