SRAG

Síndrome Respiratória Aguda Grave: 70 pacientes aguardam por leitos de UTI pediátricos, e Secretaria Estadual de Saúde aponta previsão de queda na espera

Na primeira semana de maio, o número de pacientes em espera por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal chegou a 123

Publicado em: 06/06/2024 10:07 | Atualizado em: 06/06/2024 10:23

A SES-PE reforçou que, na população pediátrica, apenas este ano foram colocados em funcionamento 100 leitos de terapia intensiva e 142 de enfermaria. (Foto: Divulgação)
A SES-PE reforçou que, na população pediátrica, apenas este ano foram colocados em funcionamento 100 leitos de terapia intensiva e 142 de enfermaria. (Foto: Divulgação)

 
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), divulgou que, na última sexta-feira (31) na audiência de monitoramento convocada pelas 11ª e 34ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania com atuação na Promoção e Defesa da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, de acordo com os informes epidemiológicos da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), o número de crianças com síndromes respiratórias esperando hospitalização e tratamento intensivo parou de subir e a previsão é de queda a partir desta semana.

“Os pedidos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria estão estacionados e a previsão é que comecem a cair agora. Segundo a Secretaria, o pico ocorreu entre a 17ª e a 18ª semana”, comentou a Promotora de Justiça Helena Capela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional em Defesa da Saúde (CAO Saúde).

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, informou, na manhã desta quarta-feira (5), que 70 pacientes aguardam vaga de UTI Pediátrica e 10 pacientes em UTI Neonatal, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em todo o Estado. 

Na primeira semana de maio, no dia 7/05, exatos 30 dias atrás, a SES-PE confirmou que 123 crianças aguardavam por um leito pediátrico. 107 pacientes estavam em espera para a UTI Pediátrica e 16 estavam na fila por internação na UTI Neonatal.

Segundo a divulgação do MPPE, na sexta-feira (31), de acordo com informações da Central de Leitos da SES, 44 crianças aguardavam na lista de UTI pediátrica; 14 na lista de UTI neonatal; e outras 65 estavam na lista de espera por enfermaria. Na ocasião, a Secretaria também informou que foram abertos dez leitos de enfermaria no Hospital das Clínicas (HC).

O órgão também confirmou que, diante da tendência de queda dos casos, o monitoramento passará a ser quinzenal. A próxima audiência está marcada para o dia 14 de junho. Desde 2023, o MPPE fiscaliza a manutenção de leitos de UTI pediátrica e neonatal voltados ao tratamento de pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas Graves.
 
Em relação a abertura de leitos voltados para o acompanhamento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Pernambuco, a SES-PE reforçou que, na população pediátrica, apenas este ano foram colocados em funcionamento 100 leitos de terapia intensiva e 142 de enfermaria.

Em 26 de abril deste ano, o Governo de Pernambuco declarou estado de emergência em saúde pública por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), desde o ano passado. O decreto de emergência é válido por 90 dias.