QUEIMADOS

Ciclo Junino 2024: HR atende em média de mais de uma pessoa com queimaduras por dia

O balanço inclui o atendimento de 23 crianças e 23 adultos, demonstrando uma quantidade igual entre os grupos etários

Publicado em: 02/07/2024 15:32

Os casos mais graves exigiram cuidados médicos intensivos, destacando a dedicação das equipes de saúde durante o período festivo (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Os casos mais graves exigiram cuidados médicos intensivos, destacando a dedicação das equipes de saúde durante o período festivo (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, registrou 46 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), durante o período Junino de 2024.

Isso inclui as três principais festas do ciclo: São Antônio. São João e  São Pedro. 

Desse total, 29 pacientes precisaram de internação hospitalar, sendo 17 adultos e 12 crianças. 

Os casos mais graves exigiram cuidados médicos intensivos, destacando a dedicação das equipes de saúde durante o período festivo.

Os outros 17 pacientes, após receberem atendimento inicial na emergência, foram encaminhados para o ambulatório para continuidade do tratamento. 

Esses casos, apesar de não necessitarem de internação, ainda requerem acompanhamento médico para garantir a recuperação completa.

O médico Marcos Barretto, Diretor do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), falou sobre o balanço deste ano e comparou com os números do ano passado.

“Este ano em relação ao ano passado, eu fiquei surpreso com um ponto. É que a gente foi muito mais ativo na divulgação dos cuidados que deveria se ter na hora do acendimento das fogueiras, na hora de soltar os fogos de artifícios, dos cuidados dos pais com as crianças, das donas de casas nas suas cozinhas. Mas, mesmo assim, as coisas saíram do controle com a população, porque nós tivemos um aumento, não expressivo, no número de casos, mas tivemos um aumento no número das internações e de casos de maior gravidade e tudo isso poderia ser evitado se a população tomasse os cuidados que a gente repete todos os anos”, detalhou o Diretor Marcos Baretto.

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HR ressaltou a importância do atendimento rápido e eficiente proporcionado pela equipe, especialmente em momentos de maior demanda, como os feriados. 

O hospital continua monitorando de perto a situação e reforçando a necessidade de cuidados preventivos por parte da população.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL