Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Parte de estrutura desaba em construção de centro de convenções no Recife; trabalhadores ficam feridos

Fato aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no Cais de Santa Rita, Centro do Recife

Seis trabalhadores estavam na estrutura, e dois precisaram ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira

 
Parte da estrutura usada na construção do Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, desabou na manhã desta terça-feira (9).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada de Pernambuco (Marreta), seis trabalhadores estavam na estrutura, e dois precisaram ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira.
 
Um outro operário, de 63 anos, de acordo com o Marreta, ficou ferido em um acidente na mesma obra, mais cedo, e foi encaminhado ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Ele teria caído em um poço de água pluvial.

"Tinha um madeirite e ele pisou. Cerca de um metro, um metro e meio de altura. Falamos com ele. Saiu daqui consciente e pedimos a empresa pra fazer logo a Comunicação de Acidente do Trabalho", disse a diretora do sindicato, Dulcilene Morais.

A construtora Tecla, responsável pela obra, informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atender três trabalhadores que tiveram escoriações leves.
 
O Marreta vai pedir que a construção seja embargada.

"A gente vai pedir um embargo total da obra em relação à integridade e saúde e segurança dos trabalhadores ao Ministério do Trabalho", disse a sindicalista. 

"Vamos entrar em contato também, entrar com um pedido de fiscalização do Crea para ver essa questão da estrutura", acrescentou. 
 
O que diz o MPT
 
O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) comunicou que determinou instauração de procedimento para apurar desabamento e que "promoverá as diligências necessárias para apurar as circunstâncias dos fatos noticiados, além de articular atuação preventiva".

"Denúncias semelhantes podem ser feitas ao órgão ministerial, de imediato, por meio do serviço de denúncias, no site do MPT em Pernambuco ou do aplicativo MPT Pardal, disponível tanto para Android quanto para iOS. O registro pode ser realizado de modo anônimo, mas o órgão ministerial lembra que é importante disponibilizar o máximo de informações possível sobre o ocorrido", diz o MPT em nota.
  
 
O que diz a construtora
 
Rogério Castro, diretor da Tecla, construtora responsável pela obra, disse que a construção está licenciada e que o desabamento foi de parte do "escoramento".
 
"A obra está plenamente licenciada, tudo com projeto. Esse mesmo escoramento já foi feito do outro lado, esse mesmo detalhe de estrutura. Na hora que foi concretar, cedeu. Então, não foi a estrutura que cedeu, foi o escoramento", explicou.
 
Em nota, a Tecla Construtora disse que a ocorrência foi provocada "por um andaime que cedeu durante o trabalho de concretagem de um detalhe na fachada, que não tem ligação com a estrutura do prédio."

Leia a íntegra da nota da Tecla:
 
A Tecla Construtora informa que o incidente no Centro de Convenções do Recife, ocorrido no começo da tarde desta terça-feira, foi provocado por um andaime que cedeu durante o trabalho de concretagem de um detalhe na fachada, que não tem ligação com a estrutura do prédio. O SAMU foi chamado para atender a três trabalhadores que tiveram escoriações leves. A Tecla informa que toda obra está devidamente licenciada e que o incidente não implicará em atraso em seu cronograma. 
 
No início da tarde desta terça-feira (09), o Hospital da Restauração (HR), enviou uma nota oficial atualizando o estado de saúde do operário que foi a vítima do primeiro acidente, confira a nota na íntegra.
 
"O Hospital da Restauração (HR), informa que o paciente, de 63 anos, deu entrada na Emergência Geral, no início da tarde desta terça-feira (09/07), mas, a pedido do próprio paciente, o HR não vai divulgar informações sobre o estado de saúde", detalha a nota. 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco