Incentivo à Cultura

Prefeitura do Recife divulga resultados de editais de incentivo à Cultura; confira

Foram aprovados 195 projetos, contemplando as mais diversas linguagens e vocações artísticas recifenses.

Publicado em: 04/07/2024 11:18

 (Foto: Sérgio Bernardo/PCR)
Foto: Sérgio Bernardo/PCR
Os resultados dos editais 2023 do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife, tiveram o resultado divulgado nesta quinta-feira (4).
 
Segundo a Prefeitura, “os editais consolidam e confirmam a importância do maior mecanismo de fomento cultural mantido pela Prefeitura do Recife”.
 
Com investimento de R$ 13,5 milhões, os editais que inauguram a nova lei do SIC, de nº 19.052, aprovaram 195 projetos, contemplando as mais diversas linguagens e vocações artísticas recifenses.
 
Entre os aprovados, foram 148 no Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), mecanismo que prevê investimento direto do poder público municipal, e 47 no Mecenato, que assegura o direcionamento, por empresas recifenses, de parte dos impostos municipais para a produção cultural na capital de tantos talentos e sensibilidades.
 
O resultado preliminar foi divulgado no Diário Oficial (https://dome.recife.pe.gov.br/dome/) e serão assegurados três dias úteis para recursos. 
 
O prazo será encerrado no próximo dia 9 de julho e o resultado está previsto para ser anunciado até o dia 13 de julho. 
 
A lista com os projetos aprovados nesta fase também está disponível no www.culturarecife.com.br.
 
Projetos 
 
Os editais 2023 alcançaram a margem de 93% de projetos inéditos e de projetos que, ou não haviam sido aprovados em qualquer outra edição em editais anteriores ou que foram apresentados por grupos, artistas e fazedores de cultura que estão participando pela primeira vez como proponentes do SIC. 
 
Pela primeira vez o SIC ofereceu pontuação extra aos proponentes que comprovassem residência em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). E, também, incluiu Pesquisa e Formação Cultural; Design e Moda; e Artes Culturais Integradas e Arte e Tecnologia entre as linguagens contempladas pelos dois mecanismos do SIC. As áreas registraram um total de 27 projetos aprovados. 
 
A avaliação dos 860 projetos inscritos nestes editais 2023 foi feita por 48 pareceristas credenciados por edital realizado no ano passado. Cada projeto foi analisado por três pareceristas distintos.
 
“O SIC se consolida como um mecanismo fundamental para a cadeia produtiva da cultura, no Recife, fazendo girar essa roda que envolve tanto formação, como realização de projetos e ativação de uma agenda intensa da economia criativa. Crescemos em linguagens artísticas apoiadas, em recursos investidos, chegamos a quase 200 projetos aprovados. Tudo sob um cuidadoso e criterioso processo de avaliação, tocado por pareceristas selecionados em edital. Sabemos que em uma cidade criativa, que se mostra uma referência cultural, como o Recife é, sempre se abrirá uma frente muito ampla de possibilidades, por isso o esforço da gestão municipal da cultura é fortalecer o fomento, assegurando cada vez mais diversidade, inclusão e renovação ao cenário artístico local”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.
 
Balanço 
 
De 2021 até este ano, além de dar continuidade e executar quatro ciclos de editais do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), a Prefeitura do Recife reestruturou completamente a ferramenta de fomento cultural da cidade. 
 
Ao todo, considerando os editais 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022 e 2023, o SIC injetou cerca de R$ 40 milhões nas mais diversas cenas culturais da cidade até agora, assegurando o reencontro da cultura recifense com as ruas e públicos da cidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL