SAÚDE

Primeiro Encontro Gestar atende 80 gestantes no Centro de Parto Normal do Jaboatão do Guararapes

Segundo a Prefeitura do Jaboatão, cerca de 80 gestantes, com trinta semanas ou mais de gravidez, foram atendidas no Centro de Parto Normal Rita Barradas, no bairro de Sucupira

Publicado em: 23/07/2024 20:39

 (Foto: Divulgação/PMJG)
Foto: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (PMJG) anunciou, nesta terça-feira (23), que realizou o 1º Encontro Gestar, com o objetivo de preparar gestantes para o parto humanizado com a assistência das unidades de saúde da rede pública municipal. 

Segundo a gestão municipal, cerca de 80 gestantes, com trinta semanas ou mais de gravidez, foram atendidas no Centro de Parto Normal Rita Barradas, no bairro de Sucupira. 

De acordo com a prefeitura, o evento tem como objetivo qualificar o atendimento pré-natal, já realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF´s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), próximas às residências de cada gestante, preparando-a para que ela seja protagonista de um parto humanizado. 

“Todo o atendimento é realizado em nível de Enfermagem com especialização em Obstetrícia”, destacou a PMJG, por meio de nota.

Segundo a gestão, no Encontro Gestar, as gestantes são todas cadastradas para que, em grupos de 20, após uma consulta de vinculação, participem durante um turno das três estações (espécie de painéis) oferecidas: "Cuidados com os recém-nascidos" (amamentação, higiene e vacinação), "Cuidados com a Gestação" (acompanhamento de exames, dieta, etc) e "Arte Gestacional" (pintura na barriga). Cada painel é conduzido por uma dupla de enfermeiras com especialização em Obstetrícia.
 
"O CPN Rita Barradas é um local onde a gente procurou instituir um novo jeito de nascer em Jaboatão dos Guararapes, com o parto normal humanizado e um atendimento realizado por uma equipe de Enfermagem Obstétrica qualificada, em que as gestantes podem tirar todas as suas dúvidas, deixando-as mais confiantes para um momento tão especial na vida da mulher", afirmou a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessôa.
 
Já a coordenadora-geral do CPN, Débora Duarte, explicou que, em caso de constatação de casos mais complexos, a própria unidade já faz automaticamente a regulação, encaminhando a paciente para o hospital de retaguarda. "Trabalhamos em regime de plantão e, a qualquer hora, se a gestante precisar, poderá entrar em contato através do telefone ou do nosso whatsapp", explicou. O número para os casos de emergência é o (81) 9.9975-5137.