INCLUSÃO

Professores da UFPE terão 4.800 vagas para cursos de educação inclusiva

Curso será realizado em três meses, totalizando 180 horas e está alinhado ao Plano de afirmação e fortalecimento na perspectiva da educação inclusiva

Publicado em: 30/07/2024 16:33

O curso é voltado para professores da Educação Básica e será realizado em três meses, totalizando 180 horas (Foto: Divulgação/UFPE)
O curso é voltado para professores da Educação Básica e será realizado em três meses, totalizando 180 horas (Foto: Divulgação/UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi contemplada com 4.800 vagas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o curso de extensão na temática de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

Este curso de aperfeiçoamento, voltado para professores da Educação Básica, será realizado em três meses, totalizando 180 horas, e está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para iniciar a oferta do curso disponibilizado através do sistema UAB https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil em todo o território nacional, a Diretoria de Educação a Distância (DED/Capes) e a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (Diperq) do MEC selecionaram um grupo de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), incluindo a UFPE.

No dia 24 de julho, o coordenador-geral da UAB UFPE, professor Francisco Kennedy, participou de reunião on-line para esclarecer dúvidas sobre o processo de oferta, onde foram apresentados o projeto pedagógico do curso (SEI nº 2373355) e o planejamento financeiro e acadêmico. 

O encontro foi organizado pela DED/Capes em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e contou com a presença de coordenadores UAB de várias Ipes.

“Participar de mais uma ação que alinha a educação a distância como vertente para formação e qualificação dos professores sempre é uma felicidade. A Coordenação da UAB na UFPE vê com entusiasmo sua participação no projeto-piloto e alia-se à principal missão da DED/Capes e Secadi para contribuir com o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva coordenado pelo MEC. Agora, internamente, vamos nos articular com as diretorias e colegiados para o planejamento e operacionalização do curso de modo que nos próximos meses publiquemos para a comunidade os editais com todas as informações”, pontua o coordenador-geral Francisco Kennedy.

Mais informações
Coordenação-Geral UAB UFPE
coord.uab.ead@ufpe.br