Amamentação

Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno e doação de leite humano

O leite materno é considerado o alimento mais completo e necessário para que o bebê se desenvolva e se proteja de infecções

Publicado em: 08/08/2024 10:10

Em Pernambuco, 11  unidades possuem bancos de leite cadastrados  na Rede  Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) (Foto: Elza Fluza/Agência Brasil)
Em Pernambuco, 11 unidades possuem bancos de leite cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) (Foto: Elza Fluza/Agência Brasil)
O mês de agosto é voltado para a campanha de aleitamento materno e, com isso, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) direciona ações de promoção e proteção à amamentação por meio de webpalestras com temáticas sobre doação de leite humano e o papel da amamentação na prevenção de doenças.

De acordo com a pasta, serão promovidas  ações  buscando estabelecer diálogos e reflexões com diferentes segmentos sociais para contribuir com a disseminação da importância do aleitamento materno em todo o Estado.

A técnica da Gerência de Apoio à Saúde da Criança e do Adolescente, Marta Rejane, reforça a importância que mais doadoras abracem a causa e transformem a vida de outros bebês.

“Os benefícios são inúmeros. Os bancos de leite são acessíveis e bem instruídos na captação de leite e oferecem um suporte para as interessadas. Os bebês são salvos e fi cam mais protegidos a partir das doações”, destacou.

Em Pernambuco, 11  unidades possuem bancos de leite cadastrados  na Rede  Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH). 

Segundo o Ministério da Saúde, o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação ainda colabora com a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.