Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Campus Party: Pernambuco terá edição em setembro

O evento acontecerá na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife

Campus Party será em setembro, no Grande Recife

Os ingressos já estão disponíveis no site oficial

Atrações
 
Uma das atrações principais do evento é a segunda edição do Fórum do Marco Regulatório de InteligênciaArtificial. 
 
Durante cinco dias, o encontro de comunidades receberá diversas atrações voltadas para inovação, tecnologia e experiências futuristas, além de palestrantes nacionais e internacionais, workshops e competições. 
 
Desde 2015 sem receber uma edição da Campus Party, a edição Nordeste contará com nove palcos, seis produzidos pelas comunidades, além de diversos espaços com a Arena de Disrupção e Campus Kids.
 
Novidades
 
Entre as novidades da #CPNordeste está o Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial. A primeira edição aconteceu em julho deste ano, na edição nacional, em São Paulo. Organizado pelo Instituto Campus Party, em conjunto com o Cappra Institute e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), o evento tem objetivo de reunir especialistas, representantes do governo, da indústria e da sociedade civil para discutir a criação de um marco regulatório inclusivo e ético para a inteligência artificial (IA) no Brasil. 

O Fórum está previsto para ocorrer em outras edições da Campus Party nos próximos 3 anos. Entre as palestrantes está Ester Paniagua, jornalista especializada em ciência, tecnologia e segurança cibernética. 
 

A Robocore, maior site de robótica do país, levará para CPNordeste o hockey de robôs e o raptor, que promete animar quem estiver no espaço. Além disso, o espaço vai contar com workshops mostrando na prática os conceitos básicos e componentes necessários para controlar um robô.
 

"Em 2017, pedi aos campuseiros da região que continuassem nos apoiando. Por isso, voltar a realizar uma edição da Campus Party em Pernambuco é resultado do empenho desses campuseiros. Estamos preparando uma série de atrações dedicadas à inteligência artificial, inovação, empreendedorismo e inclusão, temas que permeiam a essência da Campus Party, para juntos reescrevermos o código-fonte do mundo", ressalta Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.
 

Palestrantes

Para retornar em grande estilo, a #CPNordeste reunirá nomes relevantes da tecnologia, empreendedorismo e ciência. Entre os nomes confirmados estão: Don Tapscott, presidente do Blockchain Research Institute. Autor de 18 livros, incluindo Blockchain Revolution: Como a Tecnologia por Trás do Bitcoin e Outras Criptomoedas está Mudando o Mundo, Don é uma das principais autoridades mundiais quando se trata do impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Outro palestrante confirmado é o filho de Don, Alex Tapscott. Empreendedor, ele é autor do livro Web3: Traçando a Próxima Fronteira Econômica e Cultural da Internet.
 

O que vai ter 

O Printer Chef, campeonato de gastronomia, no qual os participantes são convidados a criar pratos com alimentos produzidos em impressora 3D também está confirmado na #CPNordeste, assim como os campeonato de eSports com disputas acirradas nas competições dos mais tradicionais games do mundo. Ainda na área de entretenimento, os visitantes terão a oportunidades de acompanhar o concurso de Cosplay, além de pilotar uma asa delta, aviões e veículos de automobilismo na área de simuladores.
 

Uma das atrações de destaque na Campus Party são os hackathons, que reunirão programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. Além disso, a CPNordeste receberá diversos workshops que proporcionarão oportunidades para os campuseiros aprimorarem habilidades em diversas áreas.
 

Programas 

A Campus Party Brasil também contará com os seus tradicionais programas, como o Startup 360, realizado em parceria com o Sebrae, que possibilita às startups exporem seus trabalhos, realizarem networking, receberem mentorias, entre outros. As inscrições estão abertas e vão até o dia 23 de agosto. Além dele, há a Maratona de Negócios, que visa capacitar mentes inovadoras que estão desenvolvendo um negócio, ajudando a tirar a ideia do papel e fazendo com que a empresa seja bem estruturada.
 

Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party. O projeto, queestá com inscrições abertas até o dia 5 de agosto, tem como objetivo garantir espaço para textos científicos de qualidade, relevantes e que estejam na vanguarda de suas áreas. A Campus Future é uma oportunidade para estudantes de cursos técnicos, ensino médio e universitários apresentarem projetos que visam incentivar soluções tecnológicas que possam fazer parte do dia a dia da sociedade. Os projetos serão aceitos até o dia 23 de agosto e as inscrições podem ser feitas no site oficial.
 

Outro programa confirmado na CPNordeste é o Call For Talks. O objetivo do projeto é descobrir novos talentos dentro da rede da Campus Party para palestrar e realizar workshops. Além disso, a iniciativa tem a intenção de estimular o engajamento das comunidades dentro de cada edição, tornando-os mais ativos na programação do evento, com o compartilhamento de conteúdo com a sociedade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de agosto.

A CPNordeste também está com as inscrições abertas para programa de voluntários. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de agosto. Os participantes do programa auxiliarão na dinâmica do evento, além de ser uma possibilidade de aprendizado para as futuras carreiras, consumido os conteúdos apresentas na Campus Party.
 

Por fim, a organização convida as comunidades e caravanas de todo o Brasil para participarem da #CPNordeste. Esses dois programas são bastante especiais para o evento, pois eles trazem o espírito da Campus consigo. As inscrições vão até o dia 2 de agosto no site oficial.

 Conheça a Campus Party
 
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 600 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.
 
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco