Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Filhote de baleia bicuda morre após encalhar na Praia de Boa Viagem

A causa da morte ainda não foi definida, mas informações extraoficiais dão conta que o filhote apresentava marcas de machucados provocados por mordeduras de outro animal marinho


Um filhote de baleia bicuda morreu após encalhar na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta quarta-feira (7). 

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros (CBMPE), em que a corporação realizou o resgate do animal da espécie baleia-bicuda-de-gervais.
 
A causa da morte ainda não foi definida, mas informações extraoficiais dão conta que o filhote apresentava marcas de machucados provocados por mordeduras de outro animal marinho. 

De acordo com os bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 16h48, quando uma equipe de guarda-vidas foi acionada por populares e posteriormente pediram apoio da equipe de Comando Operacional da corporação. 

“As ações desenvolvidas incluíram o isolamento do local com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o suporte a uma bióloga presente, que trabalhou para manter o animal, que se encontrava bastante debilitado, umedecido enquanto aguardava a chegada de especialistas do Projeto Tamar. Infelizmente, o golfinho não resistiu e teve o óbito atestado por uma veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)”, detalhou os bombeiros, por meio de nota. 

Ainda segundo a corporação, assim que constatado o óbito, o corpo do animal foi entregue para os cuidados de especialistas do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

“Inicialmente recebemos a informação de que se tratava de um golfinho, mas de acordo com os especialistas do ICMBIO era uma baleia bicuda”, explicou o CBMPE em nota. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco