Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Governo do Estado entrega leitos e novo mamógrafo ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz
A entrega dos novos equipamentos faz parte das comemorações aos 140 anos da unidade hospitalar
O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (12), que realizou a entrega de 30 leitos de enfermaria e um novo mamógrafo no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife.
A entrega dos novos equipamentos faz parte das comemorações aos 140 anos da unidade hospitalar.
A cerimônia de inauguração dos novos equipamentos contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e de sua vice, Priscila Krause (Cidadania), em que as gestoras entregaram o Pavilhão Júlio de Melo na unidade de saúde, que possui 30 leitos de enfermaria - completamente reformado, e um novo mamógrafo com estereotaxia, que vai ampliar a capacidade de atendimento no local de 250 para 500 mulheres por mês.
Ao todo, foram investidos R$ 3,3 milhões nas aquisições e melhorias, entre recursos estaduais, do SUS e de emendas parlamentares.
Durante a visita, a chefe do Executivo estadual conversou com pacientes e funcionários do HUOC e visitou as instalações da unidade.
"No Hospital Oswaldo Cruz gerações de médicos já foram formadas. E, além disso, o hospital ainda oferece um atendimento de referência ao público. São, por exemplo, campeões de cirurgia no Cuida PE. Agora conseguimos reativar os leitos de enfermaria com a requalificação do Pavilhão Júlio de Melo e ainda inaugurar o mamógrafo digital. Essas são entregas feitas para melhor formar os alunos de medicina das mais diversas áreas de saúde, mas também para bem atender a população pernambucana", destacou Raquel Lyra.
Segundo o governo, o novo mamógrafo digital com estereotaxia permite a localização de tumores pequenos e a realização de biópsia dirigida por imagem. A nova aquisição assegura a precisão do diagnóstico, diminuindo os riscos nos procedimentos invasivos.
A diretora executiva do HUOC, Izabel Avelar, comenta sobre a trajetória do hospital nesses 140 anos.
"Cumprimos um dever muito bonito na assistência à covid-19. Estivemos ao lado da sociedade. Nesses 140 anos, nunca negamos nenhum desafio. Continuaremos fortalecendo esse hospital, pois dele sai ciência, formação de pessoas e gestão de qualidade para ser implantada em outros hospitais, porque nós somos uma referência acadêmica com uma contribuição social imensa", ressaltou.
Pavilhão Júlio de Melo
De acordo com o governo, após passar por requalificação, o Pavilhão Júlio de Melo foi entregue com 30 leitos de enfermaria e atendimento de clínica médica.
Segundo a gestão estadual, o prédio foi destinado ao enfrentamento da covid-19 durante a pandemia. Após a reforma completa, o setor retoma suas atividades originais de assistência, com papel fundamental na formação de profissionais de saúde, recebendo residentes.
"O Hospital Universitário Oswaldo Cruz é um hospital-escola que tem uma história extremamente importante, interligando o ensino ao sistema de saúde. Hoje nós estamos inaugurando esta reforma, que vai reforçar o atendimento da unidade, uma grande referência na área de medicina, prestando um grande serviço à comunidade acadêmica e a todos os pernambucanos", celebrou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal.
Ainda segundo o governo, na ocasião, ainda foi entregue a primeira etapa do projeto de paisagismo e requalificação das áreas externas de convivência e inaugurado o “Monumento Amparo”, do artista plástico Demétrio Albuquerque, em homenagem aos profissionais de saúde que se dedicaram à assistência durante o combate à covid-19.