PARCERIA

82 prisões em flagrante, 84 pessoas detidas e apreensões de armas e drogas: SDS divulga balanço de operações nas divisas

Com dois mil agentes empregados e números expressivos do trabalho realizado, a operação demonstrou a importância da união no enfrentamento ao crime

Publicado em: 02/08/2024 15:08 | Atualizado em: 02/08/2024 15:35

As ações feitas pela administração pernambucana, em parceria com Bahia e Paraíba (Foto: Franklin/PMPE)
As ações feitas pela administração pernambucana, em parceria com Bahia e Paraíba (Foto: Franklin/PMPE)
Três grandes operações policiais distintas foram realizadas pelo Governo de Pernambuco com apoio de gestões de Estados vizinhos e deixaram números expressivos no combate ao crime nas divisas.
 
As ações feitas pela administração pernambucana, em parceria com Bahia e Paraíba, resultaram em 82 prisões em flagrante, 84 pessoas detidas, além de 36 mandados de prisão executados e 63 mandados de busca e apreensão cumpridos.

Também houve 52 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados, 86 celulares apreendidos, 23 armas de fogo retiradas de circulação, 15 quilos de entorpecentes apreendidos.

Esses dados foram divulgados, nesta sexta (02), pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).  

Operações

Intitulada Vale do São Francisco Seguro I, a primeira ação aconteceu no dia 17 de maio. 

Esta foi considerada a maior operação conjunta executada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no intuito de combater a criminalidade na região, ocorrendo de forma simultânea nos municípios de Petrolina e Juazeiro.

Uma semana depois, no dia 24 de maio, foi a vez da SDS juntar forças com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, deflagrando a operação “Divisa Integrada”, com lançamento dos dois efetivos em Goiana–PE e, em seguida, em Pedra de Fogo-PB.

Mais recentemente, em 26 de julho, Pernambuco e Bahia estiveram juntas, mais uma vez, para colocar em prática a Operação Vale do São Francisco Seguro II.

No total, foram empregados cerca de 2 mil agentes de segurança, que trabalharam de forma integrada e incansavelmente, resultando em 82 prisões em flagrante, no cumprimento de mandados diversos, na desarticulação de grupos criminosos, na apreensão de drogas, de armas e celulares, bem como na recuperação de veículos, dentre outras ações de combate aos crimes.

A cobertura do policiamento incluiu as áreas consideradas de alta criminalidade, locais de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, áreas de lazer e espaços de convivência. 

Houve, ainda, ações de prevenção nas escolas, bem como atuação em ações preventivas por meio de campanhas como Alerta Celular e de combate à Violência Contra Mulher.

Reforço aéreo

Presentes nas três operações integradas, o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco, e das aeronaves da Bahia e da Paraíba, foram imprescindíveis para os resultados alcançados.

“Agradecemos fortemente o apoio e o comprometimento do efetivo dos estados vizinhos e de nossos irmãos pernambucanos, que não mediram esforços para combater a criminalidade nas áreas das divisas”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

Com uma atuação integrada desde as reuniões estratégicas, para definição do planejamento operacional, a secretária Executiva da SDS enalteceu os resultados obtidos. 

“Um trabalho árduo, realizado intensamente por dias seguidos, mas que trouxe resultados efetivos, que podem ser traduzidos pelos números alcançados”, reforçou Dominique de Castro Oliveira, que atuou na linha de frente das operações.

Uma integração fundamental para o êxito das ações é o apoio de órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal, o Detran-PE, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, a Vigilância Sanitária, dentre outros, parceiros.