Conscientização

Volta as aulas têm reforço em ação contra surf nos ônibus do Grande Recife

Estudantes da Ecola Estadual João Barbalho (entrada dos alunos) e da Escola Vila dos Milagres participaram de uma palestra sobre o tema

Publicado em: 02/08/2024 14:00

Na ocasião, os estudantes foram alertados sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio)
Na ocasião, os estudantes foram alertados sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio)
Com o início das aulas do segundo semestre de 2024, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a campanha contra o surf nos ônibus. Técnicos de educação e fiscalização realizaram panfletagem e proferiram uma mini palestra na Escola Estadual João Barbalho (entrada dos alunos) e na Escola Vila dos Milagres.

Na ocasião, os estudantes foram alertados sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus. A ação também tem como foco garantir a segurança dos passageiros, salvar vidas e preservar o patrimônio público, permitindo uma viagem segura e digna para os passageiros.

De acordo com o Consórcio, está sendo feito um mapeamento dos corredores, vias e linhas onde as práticas são mais comuns, chegando junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem.

Estudos realizados destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do "surf" nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.

Segundo Freitas, conscientizar esses jovens que essa prática não é um esporte, e sim, extremamente perigosa, colocando sua vida em risco. "Essa ação coloca em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus. Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento", destacou.

Denúncia

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.