Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Altos e baixos na rota do verão: saiba como estão as estradas que levam até Porto de Galinhas, Muro Alto e Carneiros

O Diario de Pernambuco percorreu rodovias para mostrar a situação dos principais caminhos para o Litoral Sul


Após o dia 7 de setembro, considerado simbolicamente a abertura da alta estação no Estado, turistas e a população apaixonada pela praia já começam a se preparar para visitar os pontos mais famosos do litoral pernambucano, que atraem pelas águas mornas e transparentes e atividades interativas com a natureza local. 

Para mostrar uma melhor perspectiva para quem planeja a viagem para a  região, no verão, uma equipe do Diario de Pernambuco fez os percursos mais acessados que ligam Recife às praias de Cupe, Muro Alto, Porto de Galinhas, Carneiros e Tamandaré, na região Sul do litoral do Estado.

Nos 215 quilômetros que compõem a viagem de ida e volta entre o Recife e Tamandaré, muitos aspectos são contrastantes no caminho.
 
Há pontos positivos e outros negativos  em determinados trechos. Existem alguns locais bem sinalizados e recentemente recapeados, mas outros com muitos buracos, acostamento inutilizável e sem placas legíveis.

Na ida



O Diario conversou com trabalhadores do turismo do local para entender como a situação está afetando quem vive dessas atividades.

Elias Alves, bugueiro há 23 anos, compartilhou como está a realidade atual após tanto tempo no ramo do turismo local.


Daniela Paula, bugueira há três anos e meio, explicou ao Diario a dificuldade que é trabalhar com a via nessas condições.

“Precisa de um apoio melhor, principalmente para a gente que todo dia vem para cá. Todos os dias a gente precisa passar por esse caminho, só tem esse, a infraestrutura é terrível. Já faz uns dois anos que vem, caindo, caindo e agora chegou nesse estado, e só está assim por causa do protesto que houve Aí depois disso fizeram essa ‘tapia’ que dá para a gente passar, mas mesmo assim, é muita poeira. Essa semana eu estava com um bebezinho e nós não viemos para cá por conta da poeira”, explicou.

Bruno Nascimento, morador da região e bugueiro há dois anos, também falou com a equipe do Diario sobre a situação local.


Seguindo mais ao sul, o Diario visitou o importante balneário da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, também via PE-60. Essa região do litoral da cidade de Tamandaré é famosa pelas belezas naturais e atividades turísticas, que são a base econômica do município.



Gilson, dono de comércio, está no ramo há 30 anos, tomando conta dos negócios da família. O restaurante dele fica em frente à obra. Ele disse ao Diario como a população está esperando o desenvolver a obra, que anda a passos largos.

“A expectativa é boa. Todo mundo está empolgado e acredita que o projeto vai dar certo, vai ser bom para os turistas e para a população”, disse.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco