Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Com orçamento de R$ 3 milhões, Governo autoriza obras de restauração de igreja secular do centro do Recife

Mais conhecida como Igreja de Santo Antônio, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio passará por processo de restauração


 
Foi assinada, nesta terça-feira (3), pela governadora Raquel Lyra a ordem de serviço para as obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife. O projeto é fruto da parceria do Governo Federal com o Governo de Pernambuco, que vai atuar na execução da obras de restauração dos bens integrados da igreja.  O serviço está orçado em R$ 3,4 milhões, com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan), por meio do Novo PAC.

Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), falou sobre como será o processo de restauração, que deve ser iniciado até a segunda semana de setembro e deve durar de 13 a 16 meses.


Segundo a Governadora Raquel Lyra (PSDB) o projeto envolvendo a restauração da igreja integra um movimento de proteção aos patrimônios pernambucanos.

“Isso tem a ver com uma série de investimentos que tem acontecido do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, ora também exclusivamente do Governo do Estado para a recuperação do patrimônio histórico de Pernambuco. A gente tá fazendo agora também o Mosteiro de São Bento em Olinda, tem cerca de 40 milhões de reais de investimento parceria do Iphan com a FUNDARPE. A gente também vai poder lançar o edital de restauro do prédio do Diario de Pernambuco, a gente tá logo mais entregando a primeira etapa da requalificação do Cinema São Luiz, a gente tá garantindo onde funcionava o Grande Recife Consórcio Transporte Metropolitano, que era antiga rodoviária aqui no centro da cidade, vamos fazer muito em breve uma reforma para que tudo aquilo seja ocupado pela Polícia Militar de Pernambuco, o batalhão aqui do centro do Recife funcionará, exclusivamente ali dentro da antiga rodoviária e garantindo também mais segurança para quem usa o centro do Recife fazendo parte da recomposição e garantir que o centro Recife seja um lugar bom para trabalhar para viver, pra poder frequentar seja para professar sua fé, seja também para área de lazer e cultura”, disse a governadora.
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco