Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Comitê de cultura chega ao Recife com evento de apoio e formação gratuita

A ação é direcionada para trabalhadores da cultura e contemplará também outros municípios do Grande Recife


Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, chega ao Recife o Comitê de Cultura. O evento busca promover ações de mobilização, comunicação, apoio e formação sobre políticas públicas para trabalhadoras e trabalhadores da cultura. Divididas em dois momentos, as atividades poderão ser acessadas por artistas, produtores culturais, grupos e entidades de toda Região Metropolitana do Recife.
 
Programação
 
No primeiro dia, a programação conta com uma rodada de atividades no Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, a partir das 15h. Acontecerá também a oficina "Coletivos e Artistas, Como Se Organizar" e "Certificação de Pontos de Cultura". Além disso, uma rica apresentação artística será realizada com o Grupo Cultural Abeòkúta, que tem em sua referência o maracatu nação.

No dia 26, das 8h às 17h, também no Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, público terá acesso ao grande momento de formação, com o tema "A elaboração de projetos com foco no Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB)". O encontro terá como palestrante a produtora cultural Clarisse Fraga, que apresentará detalhes sobre os editais, processo de inscrição, execução e prestação de contas. 

Para esse momento da formação será necessário fazer inscrição prévia. O formulário de inscrição pode ser acessado pelo instagram @comitedecultura_pe e mais informações obtidas pelo número (81) 99334-8372.

Comitê de Cultura em Pernambuco

O Comitê de Cultura faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC), e, em Pernambuco, tem a coordenação da Associação dos Filhos e Amigos de Vicência, junto com as OSCs parceiras, a Organização Mulheres Guerreiras de Camaragibe, responsável pelas ações na RMR e o Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada, pelas atividades do Sertão.

Tem como objetivo realizar ações de mobilização, comunicação, mapeamento e formação sobre direitos socioculturais, democracia e participação social, além de prestar assessoria técnica para elaboração de projetos, parcerias e acesso das políticas públicas de cultura. As ações, com duração de 24 meses, chegarão em todo o estado por meio de redes articuladas com trabalhadoras e trabalhadores da cultura, movimentos culturais, instituições e organizações da sociedade civil (OSCs).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco