Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Dia Internacional da Pessoa Idosa: evento de celebração acontece nesta terça-feira (1º)

A data marca simbolicamente a luta constante por igualdade e a valorização dos idosos


Para celebrar o Dia da Pessoa Idosa, um evento de celebração à data acontece nesta terça-feira (1º), na sede do Centro Integrado de Cidadania (CIC), localizado na Rua da Glória, 301, Boa Vista, no Recife, das 9h30 às 11h30.

O dia 1º de outubro marca simbolicamente a luta constante por igualdade e a valorização dos idosos. A iniciativa tem o objetivo de oferecer serviços de cidadania a esse público que cresce cada vez mais, para garantir às pessoas idosas o direito a envelhecer com dignidade, respeito e ampla integração com a sociedade. 

O Centro Integrado de Cidadania (CIC), realizará uma programação para comemorar a data, por meio de suas instituições integrantes – Juizado Especial Criminal do Idoso, unidade do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); da 48ª Promotoria Criminal, Ministério Público de Pernambuco (MPPE); da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE); e da Delegacia da Pessoa Idosa, Secretaria de Defesa Social/PE.

Programação

O evento contará com uma roda de conversa, conduzida pela equipe do Juizado do Idoso, sobre os direitos da pessoa idosa e o enfrentamento do etarismo. Em seguida, a procuradora de Justiça aposentada, Judith Borba, guiará a programação com uma contação de história. Também haverá uma apresentação cultural de pessoas idosas do grupo de convivência de Areias. 

Na ação, a Delegacia do Idoso disponibilizará serviço de identidade digital para os(as) idosos(as) que tiverem interesse. Para isso, o(a) idoso(a) precisa estar com a sua certidão de nascimento/casamento e um documento oficial com foto. Além disso, serão oferecidos serviços itinerantes da Defensoria Pública, como 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. 

Estarão presentes, o juiz titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Idoso, Waldemiro Lima Neto; a promotora titular do Juizado Especial Criminal, Irene Cardoso; a defensora pública, Helane Malheiros; e o delegado do Idoso, Ícaro Barros Schneider.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco