Em função do Dia Mundial sem Carro, celebrado neste último domingo (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizará uma manutenção de urbanismos táticos, buscando garantir mais segurança viária às pessoas que andam a pé e de bicicleta, que são os mais vulneráveis no trânsito.
Segundo a divulgação da medida, até o final de setembro serão revitalizadas as áreas das ruas Capitão Lima e da Carioca, ambas no Centro do Recife, e a Rua Othon Paraíso, na Zona Norte. Nos meses seguintes, as atividades continuarão em outras áreas como Ipsep, Beberibe, Rosarinho e Água Fria.
Nessas áreas, a sinalização tática é usada, principalmente, para alargar o espaço dos pedestres e garantir uma área menor entre uma pista e outra, o que dá mais segurança na travessia.
Estratégia
O uso de urbanismo tático tem sido uma ação para reduzir os sinistros de trânsito em diversas áreas. Segundo a CTTU, em regiões como no cruzamento entre as ruas Frei Cassimiro e do Pombal, no bairro de Santo Amaro, houve uma diminuição de 87% no número de casos com vítimas. O mesmo aconteceu na Avenida Beira Rio, na Torre, próximo à Rua Conde de Irajá, cuja redução foi de 52%.
"As áreas de urbanismo tático trazem mais segurança para todas as pessoas, especialmente para pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito. Geralmente, a velocidade máxima regulamentada nesses locais é de 30 km/h, que é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em vias locais", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Rotas
Em agosto, a CTTU intensificou a manutenção de sinalização viária nas rotas cicláveis. Desde então, já foram abrangidas rotas como a Praça da República e as ruas do Pombal, Antônio Falcão e da Harmonia. Também foi implantada uma nova ciclorrota no Parque das Graças.
Recife conta com 195,5 km de rotas cicláveis, sendo 51,2 km implantados desde 2021. A gestão municipal tem investido na interligação dessas rotas, que já são 97% conectadas. Os ciclistas também contam com 4.600 vagas de paraciclos, que funcionam como estacionamentos para bicicletas.
A diminuição do uso do carro é essencial, não apenas para diminuir os congestionamentos na cidade, mas para garantir uma mobilidade melhor. De acordo com a CTTU, a Prefeitura do Recife implantou 65,7 km de faixas azuis na cidade. Estima-se que 1 milhão de passageiros sejam abrangidos pelos corredores de ônibus. Em média, o tempo de viagem dos ônibus diminuiu em 50% nos trechos de faixa exclusiva.
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