Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Estado repassa R$ 1,5 milhão para a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Previsão é que a restauração do templo seja concluída até as festividades de 8 de dezembro

O Governo do estado oficializou na tarde desta quinta-feira (26) o repasse de R$ 1,5 milhão à Arquidiocese de Olinda e Recife para as obras do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife.

O termo de fomento, instrumento jurídico que viabiliza a transferência, foi assinado pela governadora Raquel Lyra e pelo arcebispo Dom Paulo Jackson. A expectativa é de que o templo fique pronto para a realização da celebração de 8 de dezembro, feriado recifense de Nossa Senhora da Conceição.

No dia 30 de agosto, o teto da igreja desabou matando duas pessoas e deixando vários feridos. Naquele mesmo dia, a governadora assegurou a reconstrução do espaço.

“Desde o primeiro momento, o Governo de Pernambuco tem se feito presente junto à arquidiocese e à comunidade para acolher, proteger e cuidar, e com o nosso compromisso de devolver ao povo cristão do Recife e da Região Metropolitana este santuário reerguido. Nossas equipes se dedicaram para entregar o projeto menos de 30 dias após o incidente. Estamos confiantes nessa entrega para as festividades”, destacou Raquel Lyra. 

“Estamos profundamente felizes porque foi dado o prazo para reconstrução da igreja. Esperamos em Deus que a parte principal do teto esteja pronta para as festividades. Para além dessa ajuda imensurável do Governo do Estado, é muito importante também que a comunidade se sinta coparticipante e doe recursos para a recuperação desse local tão especial”, frisou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Os recursos vão permitir a reforma do telhado e da estrutura metálica do santuário. O valor destinado será repassado em duas parcelas. Agora, após a assinatura do termo de fomento, a arquidiocese poderá iniciar o processo de contratação da empresa responsável pela execução da reforma.

Os engenheiros e arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) recalcularam e redesenharam a estrutura para permitir a recolocação das placas solares, dentro dos parâmetros de construção de uma edificação religiosa. Depois da avaliação e estudo, o projeto orçamentário foi concluído. 

“A Seduh vai acompanhar essa obra que recompõe a estrutura com todos os reforços necessários para que se tenha segurança na reabertura. A empresa responsável pelas obras será contratada pela diocese, acompanhada pela secretaria”, registrou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

A contribuição do Governo do Estado abrange todas as etapas do projeto, desde a elaboração e orçamentação inicial até a fiscalização da obra, que vai assegurar o cumprimento dos prazos e a qualidade na entrega.


O desabamento do teto do santuário ocorreu por volta das 14h do dia 30 de agosto durante a entrega de cestas básicas, deixando 21 pessoas feridas e duas mortas. As vítimas que morreram foram identificadas como Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos.

Equipes dos bombeiros, Defesa Civil, Samu e Polícia Militar foram enviadas ao local para socorrer as vítimas, que estavam embaixo dos escombros. Por volta das 14h, carros do Instituto de Medicinal Legal (IML) chegaram para recolher os corpos.

Seis dias antes da tragédia, o local havia recebido placas solares, que podem ser a causa do desabamento do teto. Os entulhos foram retirados pela Prefeitura do Recife e a área da nave santuário foi isolada, enquanto o acesso a Santa, Velário e capela lateral foi liberado.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco