Folia

Galo da Madrugada anuncia tema de desfile de 2025: "Pernambuco - do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval"

O anúncio foi feito, nesta quarta (18), durante entrevista coletiva na sede do clube de máscaras, no bairro de São José, no Recife

Publicado em: 18/09/2024 12:32 | Atualizado em: 18/09/2024 12:39

Diretgoria do Galo anunciou tema para 2025  (Foto: Aimé Kyrillos/DP)
Diretgoria do Galo anunciou tema para 2025 (Foto: Aimé Kyrillos/DP)

“Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!”.
 
Esse será o tema do maior bloco do mundo no Sábado de Zé Pereira, em 2025, que cairá no dia 1° de março.
 
Faltando pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2025, o Clube de Máscaras já começou a afinar os clarins para o seu 46º desfile.
 
Nesta quarta (18), a agremiação apresentou os principais pontos do desfile do próximo ano. 
 
O galo homenageará “as múltiplas faces e manifestações presentes do Litoral ao Sertão do Estado, nos dias de Momo”.
 
A ideia é unir todas elas “no grandioso espetáculo do Sábado de Zé Pereira”. 
 
Como será
 
Segundo o Galo serão homenageadas figuras lendárias e representativas. São elas:
 
Os Caretas (Triunfo); 
Caiporas (Pesqueira);
Papangus (Bezerros);
Caboclos de Lança (Nazaré da Mata);
Ursos-ou “la ursas”, tradição viva em várias cidades pernambucanas;
Bacalhau do Batata (Olinda).

“Temos uma variedade e uma riqueza de tradições carnavalescas aqui em Pernambuco, não só no Recife e em Olinda como também no interior. Faremos uma viagem pelas manifestações culturais características dessas cidades e trazê-las para o nosso desfile”, afirmou o presidente da agremiação, Rômulo Meneses.
 
Ele disse que a meta do clube é “enaltecer e dar maior visibilidade a esse leque de figuras e personagens do Carnaval no Estado”.
Detalhes

O termo “Do Galo ao Bacalhau” é o título de um frevo composto por Cláudio Almeida e Egídio Vieira, no final da década de 1980.
 
Ele representa uma viagem do Galo e do folião por todo o universo que abrange o carnaval de Pernambuco, começando no Sábado de Zé Pereira e seguindo até a Quarta-feira de Cinzas. 

“Enquanto o Galo, no Recife, é quem começa, tradicionalmente, os festejos, é o Bacalhau do Batata, em Olinda, que sinaliza para o encerramento do reinado de momo”, explicou Rômulo. 

Entre o começo e o fim dessa maratona imaginária, uma variedade de outras cidades pernambucanas e seus personagens serão visitados e reverenciados.
 
“Temos uma infinidade de manifestações e figuras carnavalescas, muitas delas do interior do Estado, que iremos destacar e, até mesmo, tornar conhecidas para os foliões tanto daqui quanto de fora de Pernambuco e do Brasil, que vêm brincar no maior bloco do mundo”, acrescentou Meneses.
 
O Diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, também comentou e deu detalhes sobre o tema que sintetiza a cultura carnavalesca de Pernambuco.

“A gente teve um tema muito homenageado, muito forte, que foi o nosso grande Reginaldo Rossi, no Carnaval passado. E decidimos fazer um tema mais abrangente, dentro da nossa grande pluralidade da cultura do estado de Pernambuco. Então a gente criou o tema de Pernambuco, do Galo ao Bacalhau, que era uma referência de quem gostava de brincar o Carnaval inteiro. A gente vai contar a história daquela brincadeira de quem curte tudo que o Carnaval traz para alegria e felicidade da população. O que é iniciar no Galo, temos o nosso Marco Zero, temos Pesqueira, Triunfo, Bezerros, Nazaré da Mata, como grandes polos carnavalescos e cada um dentro da sua cultura. Tem maracatu, tem careta, tem caboclinho, tem os caiporas… E nada melhor do que terminar o carnaval de Pernambuco com o bacalhau da Batata, sendo o grande ícone da finalização, como a música já diz, né? Você vai brincar do galo ao bacalhau. Portanto, escolhemos esse tema pela riqueza da nossa cidade Recife, a riqueza do nosso estado Pernambuco, com todos os seus polos carnavalescos. E homenagear todos os blocos de carnaval, que fazem parte do carnaval de Pernambuco, Recife e Olinda também”, detalhou Guilherme Menezes.