Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Gil do Vigor visita unidades da Funase de Caruaru para coletar dados para doutorado

A visita do economista foi realizada no sábado (28) em duas unidades da Funase

Na ocasião, Gil entrevistou alguns socioeducandos e seus familiares

O economista e influenciador Gil do Vigor realizou uma visita, no sábado (27), ao  Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e ao Centro de Internação Provisória (Cenip) de Caruaru, no Agreste. O ex-BBB está em fase de elaboração de tese de doutorado, na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Durante a visita, o economista colheu depoimentos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a fim de aprofundar sua pesquisa. Ele conheceu as unidades,  as especificidades das medidas socioeducativas e as atividades realizadas com os jovens, além de ministrar uma palestra sobre a importância dos estudos.

Na ocasião, Gil entrevistou alguns socioeducandos e seus familiares.

“Notei que ao refletirem sobre seus passos, os adolescentes conseguem entender que pode existir um mundo os esperando, mas que a educação deve ser a prioridade. A escola pode e deve ser um lugar de acolhimento, de pertencimento, isto é, uma arquiteta de oportunidades”, disse o economista. 

“Na Funase, os jovens têm experiências socioeducativas, com a arte, cultivam horta, entre outras atividades. E é isso que permite a integração. É uma instituição que agrega valor a Pernambuco”, completou Gil.

Além disso, Gil comenta que acredita que um país deve aos seus cidadãos o sentimento de pertencimento e dignidade. “Sou grato e feliz pela minha pesquisa contribuir para análises importantes e que farão diferença para se ter esperança no futuro’’, afirmou.

As entrevistas foram um momento para o pesquisador aprofundar o conteúdo do trabalho, ouvindo os socioeducandos sobre as experiências de vida a fim de desenvolver novas perspectivas, propostas e hipóteses para a pesquisa.

“A Funase entende a importância de colaborar com a pesquisa científica e com a academia, que se apresenta desde o nosso compartilhamento de estatísticas até as visitas técnicas promovidas. Colaborar em uma produção científica dessa magnitude só reforça a confiança e segurança que se tem nos dados publicizados e na abertura que o sistema socioeducativo de Pernambuco possui para a ciência”, comenta a presidente da Funase, Raissa Braga, que acompanhou a visita.

Estatísticas da Funase

De acordo com a Funase, as informações acerca da situação da socioeducação no estado foram colhidas por Gil no site da Funase, na área de Estatísticas e Relatórios. 

Nesses espaços, é possível encontrar os Boletins Estatísticos mensais da Funase, os quais constam estatísticas dos socioeducandos desde 2008, sendo eles: perfil, renda familiar, dependência química, município de procedência, escolaridade de entrada e atual, reincidência no sistema, ato infracional, síntese de saídas e entradas das unidades, entre outros.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco