Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Pirataria na internet: 86 sites e 33 aplicativos irregulares são retirados do ar pela polícia pernambucana

Ação faz parte da Operação 404.7, deflagrada em vários lugares, nesta quinta (19), sob a coordenação do Ministério da Justiça

Operação tirou sites irregulares do ar

Na  Operação 404, 30 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão foram cumpridos, resultando na apreensão de computadores, servidores e dispositivos de armazenamento.
 Além disso, conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos, com o bloqueio e suspensão de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal, a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Judiciárias reforçam o compromisso de combater a pirataria, protegendo tanto os direitos autorais quanto a segurança dos usuários. A população pode colaborar com as investigações, denunciando atividades criminosas em qualquer delegacia de polícia.
 
A lei
 
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais.
 
Nome
A Operação 404 faz referência ao código de erro exibido na internet quando um site não pode ser encontrado ou está indisponível, um símbolo apropriado para a luta contra a pirataria digital.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco