Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Recife começa a implantar rede coletora de esgoto na Avenida Beberibe; CTTU orienta trânsito

Intervenção deve ser concluída em 30 dias úteis e faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Beberibe

Obra começou na Avenida Beberibe

Trânsito

Para reduzir os impactos no trânsito e os danos à infraestrutura, a obra usará o Método Não Destrutivo (MND), que permite o assentamento da tubulação sem a necessidade de grandes escavações. 
 
A primeira etapa da intervenção está sendo realizada no trecho compreendido entre a Rua Major Davino e a Avenida Cidade de Monteiro, com previsão de encerramento de 15 dias úteis.
 
Em seguida será feito o trecho entre a Avenida Cidade de Monteiro e a Ladeira do Sapoti, devendo durar cinco dias úteis. Por fim, o trabalho começará  da Ladeira do Sapoti à Praça da Convenção, com prazo de 10 dias úteis. A equipe social da Sesan realizará ações de conscientização e orientação junto à comunidade para esclarecer dúvidas e orientar sobre as mudanças no trânsito e no acesso às residências e comércios da região.

"Essa intervenção é particularmente importante por se tratar de um coletor tronco, que receberá o esgoto de várias áreas adjacentes. A instalação dessa rede é crucial para o funcionamento eficiente do sistema integrado de esgotamento sanitário, permitindo o direcionamento adequado dos efluentes e, consequentemente, contribuindo para a redução de riscos ambientais e sanitários", afirma o secretário de Saneamento do Recife, George Scavuzzi. O uso do Método Não Destrutivo evitará a interdição das duas faixas de circulação de veículos na Avenida Beberibe, minimizando os transtornos para moradores, motoristas e usuários de transporte público.

Sistema

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Beberibe beneficiará mais de 50 mil moradores dos bairros de Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro, Fundão e Porto da Madeira. Estão sendo implantados aproximadamente 80 km de rede coletora, possibilitando que os imóveis possam, posteriormente, realizar a ligação para a rede.
 
O sistema de esgotamento sanitário a ser implantado alimentará a rede coletora que está sendo construída com a nova avenida radial às margens do Rio Beberibe, de onde os dejetos serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, já existente.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco