Saúde

Recife promove prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aos sábados

Durante as ações, além da profilaxia pré-exposição ao HIV, também são disponibilizados preservativos, géis lubrificantes, testagens para ISTs e encaminhamentos para tratamento

Publicado em: 06/09/2024 10:17 | Atualizado em: 06/09/2024 10:23

PrEP é uma estrtaégia de prevenção  (Foto: Arquivo)
PrEP é uma estrtaégia de prevenção (Foto: Arquivo)
A Prefeitura do Recife promove este mês a estratégia PrEPara a Prevenção!  Serão realizadas ações em todos os sábados. 
 
A meta  é facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), em especial HIV/Aids, estendendo esta oferta para além dos dias úteis.
 
A  profilaxia PrEP, método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de se infectar com o vírus, e os testes rápidos estarão disponíveis, sob demanda espontânea.
 
As ações acontecerão nos seguintes serviços: 
 
Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade (Madalena); 
Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama); 
SAE da Policlínica Gouveia de Barros, que está funcionando temporariamente na Policlínica Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), 
 Policlínica Salomão Kelner (Água Fria). Confira a programação aqui: 
 
O que é 

A PrEPara a Prevenção! é voltado para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV.
 
"Vale salientar que a iniciativa, além de ajudar na prevenção da Aids, permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão, pois, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos, como preservativos internos e externos e gel lubrificante íntimo, e testagens rápidas, com resultados que saem em até 30 minutos", afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro, salientando que, em caso de resultado positivo, as pessoas são acolhidas nos próprios SAEs do Lessa de Andrade e da Gouveia de Barros para dar seguimento ao tratamento. Nas demais policlínicas, recebem o encaminhamento adequado.

A prefeitura ressalta que é importante fazer a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras ISTs, bem como o uso dos preservativos, que devem continuar sendo utilizados para prevenir contra o HIV e outras ISTs. 
 
O horário de funcionamento da PrEPara a Prevenção! aos sábados é das 8h às 15h e o acolhimento e o atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).

Indicações 
 
São considerados o público-alvo da PrEP, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc. A profilaxia PrEP também está disponível, de segunda a sexta, no SAEs e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes da Policlínica Lessa de Andrade, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros (Waldemar de Oliveira), das 8h às 16h.

Serviço:
PrPEPara a Prevenção!
7/9 - SAE Lessa de Andrade: Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena
14/9 – Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama
21/9 - SAE Gouveia de Barros (temporariamente funcionando da Policlínica Waldemar de Oliveira): Rua do Pombal, 115, Santo Amaro
21/9 – Policlínica Salomão Kelner: Estrada Velha de Água Fria, Água Fria
28/9 - SAE Gouveia de Barros (temporariamente funcionando da Policlínica Waldemar de Oliveira): Rua do Pombal, 115, Santo Amaro