Saúde

Setembro Vermelho: Imip alerta para prevenção de doenças cardiovasculares

Ação lembra o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro

Publicado em: 23/09/2024 09:34 | Atualizado em: 23/09/2024 09:40

Imip fica no Recife  (Foto: Arquivo)
Imip fica no Recife (Foto: Arquivo)
Lembrando o  Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, o mês ganhou "a cor vermelha",  em uma campanha global de conscientização sobre a importância de se prevenir de doenças cardiovasculares. 

Como um alerta para a população, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) destaca os fatores de risco e reforça a importância de adotar hábitos saudáveis para a manutenção da saúde. 
 
"É importante ter atenção para a comida. Uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, evitando gorduras saturadas, pode fazer toda a diferença. Outro fator de extrema importância é desenvolver o hábito de fazer exercícios físicos. Essas duas atitudes, somadas à perda de peso, que se torna uma consequência natural, são grandes passos no combate às doenças cardiovasculares", explicou Cristiano Berardo, cirurgião cardiovascular do da unidade.
 
Outro hábito importante, principalmente para quem já tem histórico de doenças cardiovasculares na família ou já passou dos 35 anos, é o de realizar check-ups anualmente.
 
Os exames do coração podem evitar a ocorrência ou o agravamento de doenças. 
 
Alguns procedimentos mais comuns são o eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, monitorização ambulatorial de pressão arterial e holter 24 horas. 
 
"Prevenir é o melhor meio para evitar doenças graves. Ter uma rotina ativa, manter o corpo em movimento e buscar sempre a orientação e o parecer médico quando o corpo der sinais,  como dor persistente no peito ou na região do estômago, costas ou braço, taquicardia, cansaço excessivo e tosse seca, são atitudes essenciais para um tratamento precoce e bem-sucedido contra doenças do coração", complementou Berardo.