Encontro

Unicap promove 11ª Semana Socioambiental até sexta-feira

São três dias de evento para discutir a crise climática e social do país. O objetivo é promover a integração entre a sociedade e a universidade

Publicado em: 18/09/2024 08:10 | Atualizado em: 18/09/2024 09:36

Cynthia Suassuna, Padre Lúcio Flávio Cirne e Fábio Pedroso coordenam o evento, que terá programação diversificada  (Francisco Silva/DP )
Cynthia Suassuna, Padre Lúcio Flávio Cirne e Fábio Pedroso coordenam o evento, que terá programação diversificada (Francisco Silva/DP )

 
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) deu início à 11ª Semana Socioambiental, na noite desta terça-feira (17), no auditório G1 da instituição. Neste ano, o evento promovido pelo Instituto Humanitas Unicap abordará o tema “Ecossistemas de Inovação e Educação: integração para um futuro sustentável”. Serão três dias (18, 19 e 20) de reflexões e debates sobre a importância da integração dos temas abordados para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equilibrada. 

“É uma semana em que a comunidade acadêmica, em articulação com diversos setores da universidade, com políticas públicas e movimentos sociais, procura refletir sobre a questão socioambiental em uma perspectiva ambiental e ecológica, mas também de justiça social. É um período importante de reflexão e de ação”, explica o diretor do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne. 

A temática deste ano foi escolhida diante dos desafios relacionados às mudanças climáticas, degradação ambiental e desigualdade social em todo o mundo, mas principalmente na capital pernambucana. O objetivo é promover a integração entre a sociedade e a universidade, com engajamento comunitário em prol da sustentabilidade, além de desenvolver soluções inovadoras que possam contribuir para um futuro mais sustentável para o planeta. 

Durante a abertura da 11ª Semana Socioambiental, o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, reforçou a importância da discussão. “Os fenômenos extremos estão acontecendo no mundo inteiro. Queremos relacionar isso com o papel da universidade, das empresas, dos governos e das organizações sociais, e falar sobre o ecossistema de integração, que é a nova forma de trabalhar em rede em uma sociedade que busca uma inovação. Esse é um papel que precisávamos defender e precisamos entender como abraçar essa causa, que antes de tudo, é humanitária”. 

A semana contará com uma programação diversificada com palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições e atividades práticas, além de um espaço dedicado à apresentação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica com o intuito de disseminar conhecimento e estimular a troca de experiências entre os participantes. 

Entre os palestrantes, está o coordenador e professor do Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (LiMCS), Fábio Pedroso. “O laboratório foi criado em 2022, em convênio com diversas universidades, para pensar em soluções para as crises climáticas”, explica. O professor participará de uma roda de diálogos sobre a experiência do Hacker Cidadão da Prefeitura do Recife. “Teremos a apresentação de dois projetos incríveis e vencedores do Hacker Cidadão que estão sendo trabalhados por alunos, inclusive da Unicap, para o enfrentamento da crise climática na cidade do Recife”, finaliza. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://eventos.unicap.br/11_semana_socioambiental_unicap/. 
 
Confira a programação completa: 
 
18/09
9h | Ação informativa sobre a Gestão de Riscos e Desastres do Recife. Local: Hall do bloco G.

9h | Painel: Inovação e colaboração entre a indústria e as universidades: novas possibilidades. Local: auditório Dom Helder Câmara (térreo do bloco A)

19/09 
9h às 18h | Exposição de inovação e sustentabilidade - Local: jardim

18h30 | Roda de diálogos: A experiência do Hacker cidadão da prefeitura do Recife. Local: auditório Dom Helder Câmara (térreo do bloco A)

 | Painel de Apresentação de Trabalhos vencedores do Hacker Cidadão 11.0. Local: auditório Dom Helder Câmara (térreo do bloco A)

20/09
9h | Roda de Diálogos: Juventudes da periferia e as respostas insurgentes às mudanças climáticas. Local: auditório Dom Helder Câmara (térreo do bloco A). 

10h às 11h | Distribuição de mudas
Participação das mulheres indígenas da AIMCUPE
Cecilia Mali falando sobre ervas medicinais. Local: Hall do bloco R (DGE)

16h | Oficina: Uso Racional e Descarte de Medicamentos. Local: jardim.