Morro da Conceição

Veja como está a área do Santuário de Nossa Senhora uma semana após tragédia que matou 2

Segundo prefeitura do Recife, 40% dos entulhos foram retirados da área, no Morro da Conceição, na Zona Norte

Publicado em: 06/09/2024 09:37 | Atualizado em: 06/09/2024 11:45

Quse metade dos entulhos doi retirada  (Foto: Thatiany Lucena )
Quse metade dos entulhos doi retirada (Foto: Thatiany Lucena )
Uma semana após a tragédia do Santuário do Morro da Conceição, a Prefeitura do Recife concluiu 40% da remoção dos entulhos deixados pelo desabamento do teto.  
 
O sinistro no espaço de celebrações, no Morro da Conceição, na Zona Norte, aconteceu sexta-feira (30), durante uma distribuição de cestas básicas, deixando dois mortos e mais de 20 feridos.
 
Nesta sexta (6), o chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares, disse que a prefeitura está trabalhando para fazer a remoção dos escombros, para a comunidade voltar para sua rotina.
 
 
"A gente deixou uma equipe da guarda aqui em dois turnos, um pela manhã e um de noite, para podermos garantir que este santuário não seja violado por tentativas de furto, algo do gênero. Eles ficam posicionados aqui na frente do santuário mesmo, fazendo essa força de presença para evitar eventuais vandalismos”, afirma. 

O chefe do COP destacou, ainda, que já foi realizada a remoção de 40% do material. 
 
Além disso, boa parte da coberta já foi cortada e posicionada no próprio canteiro de obra, para a empresa especializada retirar o material metálico. 
 
A expectativa é que o trabalho seja finalizado até o final de setembro. 

 “Vale salientar que a gente deixou esse material à disposição da igreja, que é um material que tem valor comercial para que ela possa vender e angariar fundos, ou até mesmo utilizar na rotina da Paróquia. Eles já fizeram essa negociação com algumas empresas e fecharam com uma, que hoje mesmo já está vindo aqui para retirar toda essa estrutura metálica que já foi cortada e a medida que a gente for removendo os demais materiais, ela também virá recolher”, completa Anderson.
 
Próximos passos 

Anderson disse, ainda, que, após a retirada de todo o material, a Defesa Civil avaliará como ficou a condição estrutural para fazer as recomendações para o restauro do santuário. 
 
“Por enquanto, a prefeitura se compromete na retirada de todo o entulho e também na disponibilização do espaço temporário que a paróquia já está utilizando para a celebração de missas. Inclusive, esse espaço montado em tempo recorde, no dia seguinte do ocorrido, já teve a primeira celebração”, destaca. 
 
Tragédia 

A queda do teto do santuário deixou dois mortos e 25 feridos na ocasião. As duas pessoas que morreram foram Maria da Conceição Franca Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos.