Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

14ª edição do Festival Animage teve início nesta terça (1º); confira a programação

A abertura foi feita no Teatro do Parque às 19h

O festival traz a programação um total de 138 filmes, sendo 5 longas e 133 curtas-metragens, de 43 países

Com exibição do documentário em longa-metragem “Miyazaki, o espírito da natureza”, de Léo Favier, sobre o mestre da animação e diretor japonês, Hayao Miyazaki, o Animage: Festival Internacional de Animação de Pernambuco chegou à sua 14º edição na noite desta terça-feira (1º). Com a sala cheia, o Teatro do Parque foi o responsável por abrir esta edição do evento.

O festival traz a programação um total de 138 filmes, sendo 5 longas e 133 curtas-metragens, de 43 países, das quais 21 produções são brasileiras, e exibe um total de 45 sessões, em cinco locais da cidade.

As sessões são gratuitas e serão realizadas no Cineteatro do Parque, na Boa Vista, no Cinema da Fundação, no Derby, e no Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste.

De acordo com o criador e diretor geral do Animage, Antonio Gutierrez, neste ano foram feitas 2.500 inscrições de animadores de 100 países na mostra competitiva. No evento, ele falou sobre a importância de trazer a representatividade negra e a dinâmica do projeto.

“Nesse universo de inscrições que a gente recebe todos os anos, não havia conteúdo africano. Então, a gente decidiu buscar o que está acontecendo no continente africano. A gente está aproveitando a presença para fazer bate-papos, para fazer oficinas, para criar um ambiente de circulação do conhecimento. Acho que são muito importantes esses encontros. E uma coisa curiosa que eu estava contando nessa comissão é que a gente tem dez pessoas envolvidas, sendo seis mulheres. Então o festival tem essa coisa da diversidade na sua equipe e no seu conteúdo, que resulta numa programação muito diversificada e muito profunda. Eu me orgulho muito do festival”, registrou.

A comissão de seleção do circuito competitivo 2024 foi composta por Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Nara Aragão (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).

A programação no Animage conta com curtas e longas-metragens, além de uma mostra competitiva de curtas, que premia nove projetos em categorias distintas. Também são feitas exibições especiais e atividades externas como workshops, masterclasses e bate-papos com realizadores das produções.

Mostra competitiva

Um dos momentos mais aguardados do evento é o Grande Prêmio Animage, que premia, com R$ 4 mil, o melhor filme. Na Mostra Competitiva, os melhores filmes concorrem ao Troféu Animage nas categorias de Curta infantil, Curta brasileiro, Direção, Roteiro, Direção de arte e Técnica e som.

A divulgação dos vencedores e entrega dos prêmios acontece no domingo (6), às 17h30, no Cinema da Fundação (Derby). 

O público também participa da premiação na categoria de Melhor Filme - Prêmio do Público, definido pela audiência do festival, por meio de voto direto nas sessões.

O júri oficial desta edição do Animage, que indicará os premiados da Mostra Competitiva, é composto por Camila Kater (SP), Dandara Palankof (PE) e Fernando Galrito (Portugal).

O Festival Animage é realizado pela Rec-Beat Produções e Leão Produções, com incentivos financeiros da Prefeitura do Recife, via Secretaria de Cultura; Governo de Pernambuco, via Funcultura; da Lei Federal Paulo Gustavo, executada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Além disso, o projeto recebe incentivo do Consulado da Alemanha no Recife, Instituto Cervantes do Recife, Centro Cultural Português em Brasília (Camões), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), além dos cinemas da Fundação, da UFPE e do Teatro do Parque.

Confira aqui a programação completa.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco