O Centro de Saúde (CS) Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, foi reaberto como Unidade de Saúde da Família Mais (USF%2b), nesta terça-feira (29).
Com um investimento de R$ 1,2 milhões da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), a unidade foi requalificada para oferecer mais serviços. Também chegaram quatro novas equipes de Saúde da Família e a unidade ampliou o horário de atendimento para as mais de 12 mil pessoas cadastradas.
Essa é a 58º USF implantada na rede municipal de saúde do Recife, dentro do projeto de expansão da Atenção Básica do município.
"Transformamos a Unidade Dom Miguel de Lima Valverde por completo e hoje ela funciona no modelo híbrido, com uma unidade básica no térreo e uma USF no primeiro pavimento. A unidade possui quatro Equipes de Saúde da Família e, no futuro, será toda USF , com a estratégia de saúde da família cobrindo todo o território. Com essa mudança, conseguimos agregar as comunidades Rio Azul, Veloso, Ilha do Destino e 8 de Março. É mais uma requalificação da Prefeitura do Recife que transforma o dia a dia das pessoas", afirmou o prefeito João Campos durante a inauguração.
A Dom Miguel era uma Unidade Básica Tradicional (UBT), oferecendo consultas especializadas, a exemplo de Pediatria e Clínica Médica, Psiquiatria e Endocrinologia, em um território até então descoberto pela Estratégia de Saúde da Família.
Com a mudança, o serviço mantém as consultas especializadas, mas ganha com a incorporação de quatro equipes do programa, o que possibilita maior vínculo entre usuários e profissionais, com visitas domiciliares regulares.
Na unidade, os pacientes terão acesso a coleta de material para exames laboratoriais, consultas de enfermagem, consultas médicas, saúde bucal, distribuição de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividades em grupo, planejamento familiar, coleta de citologia oncótica e educação em saúde, entre outros programas.
"Em 2021, tínhamos 59% da cobertura da estratégia de saúde da família, hoje nós temos 80%. Com a requalificação da Unidade Dom Miguel de Lima Valverde, são 58 USF no Recife. Isso significa mais atendimentos, um maior horário de funcionamento e mais pessoas tendo o cuidado que precisam, com qualidade e estrutura em toda a cidade", explicou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do município.
A reforma aconteceu em 32 ambientes da unidade, como consultórios médicos e odontológicos, farmácia, recepção, sala de vacina, com substituição de mobília, fachada, recuperação total da cobertura, pintura, revestimento e climatização, além da implantação da acessibilidade.
O horário também foi ampliado: antes era das 7h às 16h, com intervalo para almoço, e agora é das 7h às 19h, sem interrupção do atendimento.
Cícera da Silva, 65, é paciente da unidade há muitos anos e já percebeu a melhoria após a requalificação.
"Estou amando o novo espaço, nem se compara com antes. A mudança na estrutura realmente muda tudo, e a mudança no horário de atendimento também foi muito bom. Estou muito agradecida", comemorou ela.