Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Busto em homenagem a Austregésilo de Athayde é furtado em Caruaru

Austregésilo de Athayde foi uma figura importante para Caruaru

A estrutura metálica estava exposta no local há quase 30 anos e era uma forma de honrar a memória de Austregésilo de Athayde

Um busto que homenageia Austregésilo de Athayde, figura caruaruense, foi roubado do Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O equipamento ficava no espaço externo do local e desapareceu nesta terça-feira (22).

A estrutura metálica estava exposta no local há quase 30 anos e era uma forma de honrar a memória de Austregésilo de Athayde. O autor do crime ainda é procurado pelas autoridades e pode responder por crime de furto. A pena para este tipo de crime é de um a quatro anos de reclusão.

Quem foi Austregésilo de Athayde

Austregésilo de Athayde foi filho do desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde e de Constância Adelaide Austregésilo, e bisneto do tribuno e jornalista Antônio Vicente do Nascimento Feitosa. O escritor nasceu em 25 de setembro de 1898.

Ele formou-se em direito e trabalhou como escritor e jornalista, chegando a dirigente dos Diários Associados, a convite de Assis Chateaubriand. Depois da morte de Chateaubriand, Austregésilo de Athayde passou a integrar o condomínio diretor dos Diários Associados. 

No ano de 1951, ingressou na Academia Brasileira de Letras, a qual presidiu de 1958 até sua morte, no Rio de Janeiro, em 1993. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco