SAÚDE

Corrida neste sábado (2), no Recife, conscientiza sobre Câncer de Mama

O ato será realizado às 5h15 no Parque da Jaqueira, Zona Norte da capital

Publicado em: 30/10/2024 22:07

Os corredores passarão por pontos como as avenidas Rui Barbosa e João de Barros, além do Forte do Brum e do Marco Zero (Foto: Agência Freepik)
Os corredores passarão por pontos como as avenidas Rui Barbosa e João de Barros, além do Forte do Brum e do Marco Zero (Foto: Agência Freepik)
O Recife vai sediar uma corrida para encerrar a campanha do Outubro Rosa neste sábado (2). O ato é promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia em Pernambuco (SBM PE), que visa promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. 

A largada está marcada para às 5h30, com concentração a partir das 5h15, no Parque da Jaqueira, no Recife. Com um percurso de 16 km, a corrida contará com a participação de diversos grupos de corredores, criando uma "Onda Rosa" em apoio à saúde da mulher. 

Os corredores passarão por pontos como as avenidas Rui Barbosa e João de Barros, além do Forte do Brum e do Marco Zero.

A SBM PE ressalta que a corrida é uma celebração da vida e um chamado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Câncer de mama

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2024 devem ser registrados 73.610 novos casos de câncer de mama. Segundo o Inca, este é o tipo de câncer que mais mata a população feminina.

Um estudo do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) revelou que 60%, das 14 mil das mulheres ouvidas, acreditam que a principal medida para a detecção precoce do câncer de mama é o autoexame. Na verdade, ele é importante, mas é a mamografia que é capaz de detectar tumores menores.

Os sintomas mais comuns de câncer de mama são:

  • Nódulo na mama, geralmente indolor, duro e irregular 
  • Retração da pele ou do mamilo, deixando a mama com aspecto de casca de laranja 
  • Secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo 
  • Vermelhidão da pele da mama 
  • Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço 
  • Alterações no tamanho ou forma da mama 
  • Sensibilidade ou dor persistente na mama 
  • Inchaço na mama