Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Dia Internacional do Lixo Eletrônico: saiba como fazer o descarte correto de computadores e celulares

Celebrada nesta segunda (14), data foi marcada oficialmente no calendário para alertar para a necessidade de se pensar o assunto de forma sustentável

Lixo eletrônico deve ser descratado corretamente

Como participar
 
Quem quiser participar do Vale Luz, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, pois os equipamentos eletrônicos podem demorar séculos para serem decompostos, ainda ganhará desconto na conta de energia elétrica.
 
Para isso, basta levar CPU com placa mãe, notebook, DVD, televisor, monitor, celular (sem bateria), tablet (sem bateria), teclado, mouse, impressora, rádio, ventilador, copiadora etc.

"Aceitamos uma grande parte dos equipamentos eletroeletrônicos, que são difíceis de descartar e produzem um impacto muito grande no meio ambiente. Quando entregamos os resíduos de volta para a indústria como matéria-prima, evitamos a retirada de novos recursos naturais para fabricação de novos produtos", declarou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

 Dados
 
Em  2022, mais de 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas em todo o mundo. Desse total, menos de 25% foi reciclado. Especificamente no Brasil, são geradas, anualmente, 2,4 milhões de toneladas. É o quinto país do mundo na lista dos que mais geram este tipo de resíduo.

 
"Muitas vezes as pessoas ficam com esses equipamentos em casa sem saber como descartar da forma correta. O Vale Luz é uma oportunidade de fazer a entrega e ainda ganhar desconto. Neste processo, todos ganham: meio ambiente, cliente e a indústria", concluiu Artur Costa.

O que fazer

Para participar, o cliente precisa apenas levar a conta de energia do último mês paga que receberá o desconto e um documento com foto. Este cadastramento só é preciso na primeira entrega. Nas demais, basta informar o código do cliente.

Locais

Todos os locais de entrega dos resíduos podem ser encontrados no site oficial do projeto Vale Luz, no site oficial da Neoenergia Pernambuco (Vale Luz - Neoenergia).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco