VIDA URBANA

Duas toneladas de equipamentos de telecomunicações irregulares são removidas de postes em duas ruas do Recife

Segundo a Neoenergia Pernambuco, ações foram realizadas nas Ruas José Osório, na Madalena, e Gomes Taborda (Rua da Lama), que passa por bairros como Cordeiro e Iputinga

Publicado em: 09/10/2024 12:19

 (foto: Arquivo/ Neoenergia)
foto: Arquivo/ Neoenergia
Duas toneladas de equipamentos de telecomunicações irregulares foram retirados de postes apenas de duas ruas do Recife. 
 
Esse é o balanço de uma operação da  Neoenergia Pernambuco na Zona Oeste. 
 
Em 15 dias, houve reordenamento nas ruas José Osório, na Madalena, e Gomes Taborda (Rua da Lama), que passa por bairros como Cordeiro e Iputinga.
 
Os postes foram  vistoriados para a retirada de equipamentos de telecomunicações que estavam fora do padrão técnico e de segurança exigidos pela regulação. 

Como foi 
 
No total, foram 177 estruturas analisadas. 
 
As toneladas de equipamentos estavam instalados de forma irregular ou mesmo sem a permissão da distribuidora.

Nas duas ruas, equipes da Neoenergia Pernambuco retiraram mais de 70 caixas de internet. A maioria desses equipamentos estava ligado de forma irregular na rede de distribuição de energia, promovendo riscos de acidentes para a população e para os próprios colaboradores das empresas de telecomunicações.

"Essas caixas não normatizadas são as principais causadoras de incêndio em postes no Estado. A grande maioria delas não possui os equipamentos de proteção adequados para o tipo de ligação, além de utilizar materiais de baixa qualidade ou impróprios para a aplicação, que terminam não suportando a ligação, vindo a pegar fogo. A retirada desses equipamentos é muito importante para evitarmos esses casos de incêndio", afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

"Este é um trabalho de toda a sociedade. A Neoenergia sempre orienta a pessoa buscar informação sobre a regularidade da empresa que você está contratando para fornecer internet na sua casa. No nosso site possui uma lista com todas as empresas. Se a empresa não estiver nesta lista, acreditamos ser muito arriscado qualquer tipo de negociação", concluiu Fábio Barros.

Responsabilidade da manutenção

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar.

Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

Regularização

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail compartilhamento.infra@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.