Uma rebelião na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na noite de quarta-feira (30), chamou a atenção dos moradores da cidade. O ato foi entendido como uma tentativa de fuga dos reeducandos da unidade.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram fumaça e fogo dentro da unidade, além de gritos e explosões. Policiais militares estavam no local no momento do ocorrido, e que também pode ser vista em outro registro.
Viaturas do Corpo de Bombeiros também teriam ido até o local para controlar as chamas. Há informações extraoficiais de que houve tiros dentro da unidade.
Por meio de nota, a Funase informou que registrou uma intercorrência no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba. Segundo a Fundação, nenhum socioeducando conseguiu sair da unidade e ninguém ficou ferido.
A unidade possui um histórico de fugas e o caso mais recente aconteceu em 2022, quando 12 jovens conseguiram escapar em uma rebelião durante a noite. Neste episódio, um adolescente de 16 anos morreu. Na época, os jovens atearam fogos em colchões e os colocaram nos portões da unidade para atrapalhar os agentes.