QUALIFICAÇÃO

Governo pretende levar Qualifica PE para todo o Estado até o final de 2026

O programa visa qualificar jovens e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho

Publicado em: 10/10/2024 21:05 | Atualizado em: 10/10/2024 22:54

Lançado em maio deste ano, o programa de qualificação é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, ambas com aulas ministradas pelo Sebrae, Senac e Senai (Foto: Janaína Pepeu/Secom)
Lançado em maio deste ano, o programa de qualificação é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, ambas com aulas ministradas pelo Sebrae, Senac e Senai (Foto: Janaína Pepeu/Secom)
O Programa Qualifica PE deve ser estendido para quase 70 cidades de Pernambuco nos próximos meses, anunciou o Governo do Estado nesta quinta-feira (10). O objetivo é que até o fim de 2026 o programa esteja presente em todos os municípios do Estado e alcance 150 mil pessoas com alguma das qualificações de Trabalho ou Empreendedora.

Lançado em maio deste ano, o programa de qualificação é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, ambas com aulas ministradas pelo Sebrae, Senac e Senai. Os interessados podem se inscrever nos cursos através do site sedepe.pe.gov.br.

Nesta quinta-feira, foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes dos cursos de qualificação empreendedora e técnica promovidos pelo Qualifica PE.

As 68 turmas que se formaram participaram de cursos nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. As aulas ocorreram no período de julho a setembro de 2024. 

Também haverá turmas em Caruaru, no Agreste, no final deste mês. Somando as duas modalidades, já foram qualificadas mais de seis mil pessoas pelo programa, em todo o Estado.

“Eu fazia alguns bicos como manicure para ajudar a completar a renda de casa. Mas quando apareceu a chance de fazer um curso, escolhi a construção civil por surgir mais vagas. Agora agradeço a Deus e à governadora Raquel Lyra por ter conseguido uma melhora de vida”, comentou Dayse dos Santos, moradora de Peixinhos, em Olinda. 

“Começamos a virar o jogo do desemprego em Pernambuco e a formação dessas turmas demonstra isso. Estou muito feliz em celebrar as primeiras formaturas das turmas do Qualifica PE. Participaram desse programa jovens, estudantes de escola técnica, mas também pessoas mais experientes que não tinham oportunidade de trabalho nem de qualificação profissional. Somente no mês de agosto, Pernambuco alcançou mais de 18 mil novas carteiras assinadas, segundo o Novo Caged, demonstrando o avanço na geração de oportunidades para a nossa gente. É assim que estamos transformando a história de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a iniciativa contribui para interiorizar as ações de qualificação. 

“É muito importante essa iniciativa da governadora de fechar essa parceria com instituições como Senac, Senai e Sebrae, pela qualidade do trabalho que nós executamos. É uma honra estarmos em 26 municípios, interiorizando a qualificação profissional. Os alunos do Qualifica PE estão tendo a oportunidade de estudar nas melhores escolas do mundo e com a oportunidade de se projetar para a empregabilidade”, apontou.