Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Instituto Conceição Moura em Belo Jardim transforma cenário educacional com projetos inovadores

Por meio de parcerias estratégicas, o instituto desenvolve e executa projetos para frente de educação de qualidade

Com sede em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, o Instituto atua com projetos sociais com foco em crianças e jovens, estimulando o protagonismo e o desenvolvimento das pessoas

O Instituto Conceição Moura é uma organização de investimento social privado, criada em 2014 e mantida pelo Grupo Moura.

Ele nasceu para dar continuidade ao trabalho social desenvolvido por Conceição Moura, co-fundadora da Baterias Moura, nos anos 90. 

Com sede em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, o Instituto atua com projetos sociais com foco em crianças e jovens, estimulando o protagonismo e o desenvolvimento das pessoas. 

O instituto acredita que as pessoas podem ser ‘as mudanças que elas querem ver acontecer no mundo’ e trabalha fortemente para colaborar na construção desses agentes de transformação.

Com a missão de contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens para que se tornem agentes de transformação no mundo, o objetivo é proporcionar uma nova perspectiva, onde possam através do conhecimento e experiência criar as oportunidades e soluções para o que desejam mudar em suas realidades. 

Para isso, o trabalho desenvolvido norteia a atuação no desenvolvimento de habilidades para a vida. 

Por meio dos projetos, crianças e jovens descobrem seu potencial, constroem relacionamentos responsivos, reduzem suas fontes de estresse e fortalecem suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

O trabalho é parte fundamental do compromisso ESG do Grupo Moura, o plano de ação Avança Ideb, visa contribuir de forma estruturante com a melhora dos indicadores educacionais da cidade.

Com uma série de iniciativas inovadoras, o Instituto Conceição Moura ajuda a promover uma transformação educacional em Belo Jardim, cidade do Agreste de Pernambuco. 

Ao fortalecer a Educação e investir em projetos de desenvolvimento social, colabora diretamente com a formação de uma nova geração de cidadãos críticos, conscientes e preparados para criar as soluções para os desafios do futuro. 

São crianças, adolescentes e jovens que se tornam agentes de mudança em suas famílias, comunidades e na cidade. 

O projeto mais recente, o Plano de Ação Avança IDEB, tem como principal meta contribuir de forma estruturante com a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de Belo Jardim.

O Avança Ideb adota uma estratégia de longo prazo. As ações se desdobram em seis frentes, que incluem, principalmente, a capacitação de gestores e professores, a análise de indicadores de desempenho educacional e a implantação de novas unidades escolares, com adoção de metodologias bem-sucedidas. 

Entre elas, destaca-se o ensino em tempo integral, uma das principais estratégias da frente de Educação de Qualidade do Instituto Conceição Moura.

Ensino em tempo integral

A implantação e expansão desse modelo de ensino na rede municipal de Belo Jardim já impacta diretamente quatro escolas – três no perímetro urbano e uma em área rural –, beneficiando 1.687 estudantes e seus educadores até o final de 2023.

Além de melhorar o desempenho acadêmico, a iniciativa busca proporcionar um ambiente seguro e propício que favoreça o desenvolvimento integral dos alunos.

Olho no olho

Como parte dos esforços para ampliar o impacto positivo na vida dos estudantes, o Instituto Conceição Moura e a Baterias Moura, em parceria com a prefeitura de Belo Jardim e a ONG Internacional Renovatio, também realizam o Programa "Olho no Olho". 

A iniciativa visa promover saúde visual, um aspecto essencial para o sucesso dos alunos. Por meio do programa, crianças e jovens da rede pública municipal têm acesso a consultas oftalmológicas e recebem óculos gratuitamente, caso sejam diagnosticados com problemas de visão. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de um terço das crianças em idade escolar no Brasil apresentam dificuldades visuais que afetam diretamente seu aprendizado. 

Ao tratar desses problemas, o Olho no Olho tem o propósito de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices educacionais da região.

Outros projetos

Entre os projetos do Instituto Conceição Moura, destaca-se, ainda, o Acolher, que prioriza a saúde sócio emocional de alunos e educadores, proporcionando suporte psicopedagógico e recursos didáticos para lidar com o estresse e as pressões da vida escolar. 

O programa, que surgiu no contexto pós-pandemia, tem sido essencial para a regulação emocional dentro das escolas, fortalecendo o ambiente escolar e ajudando a promover uma educação mais humanizada%u200B. A ação já alcançou 5.668 estudantes e educadores. 

Já o Era Uma Vez Brasil, realizado em parceria com a Origens Produções, incentiva o senso crítico e a reflexão sobre a formação cultural do País, demonstrando o compromisso do Instituto Conceição Moura em oferecer uma educação de qualidade e inclusiva, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Seguindo esse mesmo compromisso com uma educação transformadora, o Instituto também busca enfrentar um dos maiores desafios da educação local: a defasagem escolar. 

O Jovens do Futuro, uma iniciativa em parceria com a Alicerce Educação, foca na recuperação de lacunas em disciplinas como português e matemática, ajudando jovens a superar barreiras que comprometem seu desenvolvimento. 

O projeto ainda oferece orientação em habilidades fundamentais para a vida, como preparação para o mercado de trabalho, elaboração de currículos, comportamento em entrevistas e empreendedorismo. 

Os resultados já são promissores: em seu primeiro ciclo, o programa conseguiu reduzir quase dois anos de defasagem escolar em apenas seis meses. 

A expectativa é que até o final de 2024, 270 estudantes sejam beneficiados, formando uma base sólida para construir um futuro mais promissor.

Além do foco acadêmico, o Instituto Conceição Moura promove iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. 

O projeto Abrace o Rio Bitury busca conscientizar a população local sobre a importância da preservação desse recurso hídrico vital para a cidade. 

Com ações que vão desde mutirões de limpeza até eventos educativos, o projeto já envolveu mais de 1.560 pessoas, demonstrando o poder da mobilização comunitária em prol do desenvolvimento sustentável.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco