ELEIÇÕES

Ônibus terão "tarifa zero" no dia da eleição do 1º turno no Grande Recife

Segundo Consórcio de Transportes também foi definido um esquema de reforço em algumas linhas

Publicado em: 04/10/2024 15:05 | Atualizado em: 04/10/2024 15:38

 (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo
Os eleitores do Grande Recife não vão precisar gastar dinheiro de passagem nem crédito de vale-transporte no domingo (6).

No dia de votação do primeiro turno, os ônibus terão "tarifa zero", na Região Metropolitana, conforme informou, nesta sexta (4), o Grande Recife Consórcio de Transporte. Esse serviço será oferecido das 7h30 às 17h30. 

Ao todo, a frota em circulação terá um reforço de 386 veículos a mais que nos dias comuns de domingo. Ao todo serão realizadas 13.197 viagens ao longo do dia. 

Linhas

No dia do pleito, a população contará com gratuidade no transporte público de ônibus na Região Metropolitana do Recife – RMR, nas linhas convencionais. Os serviços opcional e os complementares 001 – Ponte do Carvalhos/Prazeres/Barra de Jangada e 418 – Tiuma/Camaragibe continuarão sendo tarifados. 

TRE-PE

A medida foi tomada após o envio de um ofício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) à governadora Raquel Lyra, que solicitava a adoção da gratuidade nas linhas de ônibus administradas pelo Grande Recife Consórcio, no dia do primeiro turno.

A gratuidade de transporte público urbano no dia da votação é prevista na Resolução do TSE nº 23.736, que dispõe sobre os atos gerais das eleições. 

Nela, está estipulado “o uso de disponibilidade orçamentária dos entes federados para o custeio de transporte público coletivo no dia das eleições” e que tal medida “não configura descumprimento de metas de resultados fiscais, criação ou expansão de despesas e concessão dos subsídios” que infrinjam a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Metrô 

No dia da eleição, o Metrô do Recife vai operar das 5h às 23h, horário adotado nos dias comuns também de forma gratuita.

Será um funcionamento excepcional, já que o serviço não vem sendo prestado aos domingos, em função do aproveitamento do dia pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, para reforçar os serviços de manutenção na rede elétrica.