Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Pernambuco tem redução nos homicídios pelo 5º mês consecutivo, diz Governo

O mês de setembro teve o menor índice de crimes patrimoniais dos últimos dez anos, com destaque para as regiões do Sertão e do Agreste


O número de homicídios em Pernambuco caiu em  19,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, diminuindo de 321 para 259 registros, segundo o balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Segundo a pasta, este é o quinto mês consecutivo com redução de Mortes Violentas Intencionais (MVIs).

No mês de setembro, foram registrados 3.421 casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que são aqueles feitos com abordagem das vítimas, sem resultar em morte, como roubos a pessoa, a veículo, a estabelecimento comercial, a residência, a carga, ou até mesmo com restrição de liberdade da vítima, dentre outros.

Ainda de acordo com a SDS, setembro se destacou como o melhor setembro dos últimos dez anos, quando o assunto é este tipo de crime.

O Sertão pernambucano foi a região que registrou a maior queda nas ocorrências de CVP, com uma redução de 22,5%. O Agreste também apresentou resultados significativos, vindo logo em seguida com uma diminuição de 19,3% nos mesmos indicadores. 

"Os números que temos visto nos últimos meses são um reflexo do esforço conjunto de nossas Forças. A redução de crimes, especialmente no Sertão e no Agreste, mostra que estamos no caminho certo. Vamos seguir trabalhando com dedicação para garantir um Pernambuco mais seguro e tranquilo”, pontua o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

No mês passado foram registrados 43 casos de roubos nos ônibus, o que representa uma redução de 21,8%, se comparado com o mesmo período de 2023.

Meses anteriores

Em agosto, de acordo com monitoramento apresentado pelo Juntos pela Segurança, a redução de homicídios foi de 10,3% em agosto deste ano. Foram registrados 271 homicídios em agosto, contra 302 no mesmo mês de 2023.

Os homicídios caíram 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, quando comparados com o número registrado no mesmo mês de 2023. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco