Educação

Prédio do Liceu de Artes e Ofícios vai virar Escola Técnica Estadual, anuncia Estado

Projeto terá investimentos de R$ 30 milhões e deve ser entregue em janeiro de 2026

Publicado em: 10/10/2024 14:51 | Atualizado em: 10/10/2024 15:15

Liceu de Artes e Ofícios fica no Recife  (Foto: Governo do Estado )
Liceu de Artes e Ofícios fica no Recife (Foto: Governo do Estado )
O edifício do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Recife, será transformado em  Escola Técnica Estadual (ETE). 
 
O projeto prevê a realização de cursos sobre economia criativa. 
Anunciada nesta quinta (10), a  iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
 
Ela contemplará, ainda, a requalificação do prédio anexo, também localizado na Praça da República. 
 
Durante reunião, na manhã desta quinta, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause assinaram o protocolo de intenções.
 
Assim, oficializaram o resgate do imóvel.
A meta é  investir R$ 30 milhões. O prazo de entrega previsto é janeiro de 2026.

“O Liceu faz parte da história do Recife e de Pernambuco. Olhar aquele prédio todos os dias abandonado dói no coração e na alma de todos que enxergam que ele não é só um prédio, faz parte da história do nosso Estado. Estamos muito felizes em participar do resgate desse patrimônio, que será um ambiente de prosperidade, esperança e de construir o novo, com muita alegria. No local, também teremos um espaço que contará um pouco da história do nosso Estado e das nossas lutas pela liberdade e democracia”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A restauração do espaço e a elaboração do projeto pedagógico da ETE serão realizados pela Unicap em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, esta será mais uma das Escolas Técnicas Estaduais previstas no Juntos pela Educação.
 
“Vai ser uma escola inovadora. A ideia é que a gente tenha novas práticas de educação e novos jeitos de ensinar para inspirar a nossa rede. Do lado técnico, teremos uma escola voltada para a economia criativa, para as profissões do futuro”, pontuou o gestor.