Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

PTR promove corrida de trilha na Guabiraba, no Recife, em dezembro; saiba como se inscrever

A corrida será realizada no dia 8 de dezembro e terá, pela primeira vez, modalidade kids

Mais de 60% dos atletas inscritos são mulheres, o que representa um resultado positivo da comissão feminina que atua no PTR

O Project Trail Run (PTR) vai promover no dia 8 de dezembro mais uma corrida de trilha em Pernambuco. Desta vez, o evento será realizado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife com diversas novidades para os corredores profissionais e iniciantes, que já podem realizar a inscrição clicando aqui.

Nesta terceira edição, o PTR traz três corridas com percursos de 7 km, 17 km e 27 km, com trajetos que proporcionam um maior contato com a natureza para oferecer uma experiência única. O ponto de partida e de chegada será no Centro de Treinamento Wilson Campos (CT do Náutico).

A primeira largada será às 6h, para os atletas que realizarão o percurso de 27 km. Posteriormente, às 6h15, será dada a largada para os corredores que vão percorrer 17 km e, por fim, às 6h45 será a vez dos atletas do percurso de 7 km.

Pela primeira vez, o PTR irá promover a corrida Kids, voltada para o público infantil. 

“Estamos preparando percursos adequados e seguros para crianças de até 13 anos, que terão a percepção da corrida como um exercício prazeroso para ela para despertar. Elas terão também uma camisa especial do ‘Corredor Kid’, que tem a frase ‘Pequenos Campeões’, para que a gente comece a incentivar a prática de esporte desde cedo, já que a gente tá perdendo para telas e Tik Tok”, explica o sócio do PTR, Lucio Poncioni, que destaca que haverá uma série de conversas sobre a natureza e sustentabilidade.

Os pequenos corredores também vão ganhar uma medalha de participação como forma de incentivo. A iniciativa estimula a prática de esportes e permite que pais e responsáveis corredores passem mais tempo de qualidade com as crianças. 

“A organização da corrida estará fazendo um acompanhamento durante o percurso do PTR Kids. Todos os atletas receberão no final da corrida um kit com brinquedos e doces. Teremos toda uma estrutura completa para os atletas mirins”, destaca o sócio-fundador do PTR, Henrique Cordeiro.

Um dos diferenciais das corridas promovidas pelo PTR é o incentivo ao respeito à natureza. Todos os atletas recebem orientações sobre a importância de deixar o meio ambiente da maneira que ele foi encontrado durante o percurso. A distribuição de materiais recicláveis e sustentáveis pelo PTR, como copos eco, é uma das formas de demonstrar o respeito e zelo pela natureza.

“O nosso principal propósito é conectar o atleta a corrida de trilha com a natureza. A gente já sabe que correr em contato com a natureza faz bem para o atleta e tem vários benefícios e a gente consegue trazer um novo olhar sobre a corrida. O corredor se conecta consigo mesmo. E esse é o grande prazer de correr em trilha: a conexão. Estamos cada vez mais afastados da natureza por conta do digital”, comenta Lucio Poncioni.

As categorias desta etapa estão divididas pelo tamanho do percurso, público geral, idosos e crianças. De acordo com Lucio Poncioni, mais de 60% dos atletas inscritos são mulheres, o que representa um resultado positivo da comissão feminina que atua no PTR.

“Nós criamos uma comunicação e um lugar seguro e de acolhimento para que as mulheres se sintam tranquilas. Nós temos uma comissão feminina permanente criada e mantida por atletas mulheres de alto rendimento e com poder de voto dentro do PTR”, enfatiza.

Durante todo o percurso, os atletas estarão sendo monitorados e orientados por profissionais capacitados, entre eles os “fecha-trilha”, responsáveis por não deixar nenhum competidor para trás. Além disso, ao final da competição haverá a visão tirada na área percorrida para recolher possíveis riscos deixados pelos participantes.

O PTR também vai promover um treino em novembro para que os atletas se adaptem ao terreno e tenham um desempenho satisfatório no dia da competição. Os participantes podem conferir a data através do site do PTR ou nas redes sociais.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco