Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Quartel do Derby comemora 100 anos com apresentações e visitação pública

Celebração começa às 17h desta sexta-feira (18), no imóvel que sedia PM, no Centro do Recife

Quartel do Derby que fica no Recife

Nesta sexta-feira (18), o histórico Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), conhecido como Quartel do Derby, comemora 100 anos com uma programação especial aberta ao público. Para marcar a ocasião, o espaço receberá apresentações culturais, começando às 17h, e irá oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre a história deste edifício. 

A celebração contará com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, seguida por um concerto dos tenores tenente-coronel Jefferson Bento e Igor Alves. A Banda Capitão Zuzinha, da Polícia Militar de Pernambuco, encerrará a noite com uma performance especial.  

O comandante geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou a importância do local: “Esse prédio abriga importantes marcos da história de Pernambuco. Desde o enfrentamento do cangaço, passando pelas revoluções libertárias e até mesmo a Segunda Guerra Mundial, quando serviu de prisão para os nazistas capturados na costa brasileira.” 

História 

A edificação, que hoje completa 100 anos, tem uma trajetória peculiar. Inicialmente construído no final do século 19, o espaço abrigou o Mercado Derby, que foi um modelo pioneiro de comércio no Brasil, sendo considerado o primeiro shopping center da América do Sul.  

Naquele tempo, o mercado contava com cerca de 200 boxes, além de um hotel, cassino e parque de diversões. Porém, após um incêndio em 1900 e um longo período de abandono, o local foi reformado e, em 18 de outubro de 1924, começou a sediar as operações de segurança pública de Pernambuco. 

Rumo ao Bicentenário 

As comemorações do centenário do Quartel do Derby também marcam o início das celebrações para um marco ainda maior: em 2025, a Polícia Militar de Pernambuco completará 200 anos de sua fundação, ocorrida em 11 de junho de 1825 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco