Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Quase 300 guardas municipais do Recife são promovidos de uma só vez

Cerimônia foi realizada, nesta quarta (23), no teatro do parque, na área central da cidade

Guardas participaram de cerimônia de promoção

Do total, 39 profissionais que pertenciam à Classe de Guarda Municipal passaram a integrar a Classe de Graduado (Subinspetor), e 256 agentes que ocupavam a Classe de Graduado (Subclasse de Subinspetor) ascenderam à Classe de Inspetor. 
 
Na ocasião, foram entregues as luvas com as insígnias que definem cada classe. 

"Quando fazemos uma promoção deste tamanho, que, pelos números registrados, é um marco histórico. É também  um dever de justiça e gratidão com essa categoria tão importante. O ato do serviço público, muitas vezes questionado por alguns, é um ato de bravura diária, de entrega da sua vida para servir ao Recife e ao próximo. Nós também temos um compromisso de fazer um incremento estrutural importante na nossa Guarda Civil Municipal, com o armamento gradual da categoria. Realizamos esse feito com diálogo, correção recorrente, os melhores equipamentos, protocolos e com um sistema de avaliação. Nosso objetivo é fazer essa transição com calma e nos tornamos uma referência", disse o prefeito durante a cerimônia.

"Parabenizamos os agentes pela merecida promoção, fruto de trabalho dedicado, ético e humano. Vale destacar também que a promoção de um número tão significativo de agentes de uma só vez demonstra o compromisso do prefeito João Campos com a valorização da Guarda Municipal do Recife, cuja atuação cidadã é fundamental para prevenir e combater a violência em nossa cidade", destacou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã.

Geovani da Silva, 59, está na Guarda Civil Municipal há 32 anos e ascendeu após 10 anos como Subinspetor. "Esse é o reconhecimento pelos nossos serviços prestados e, para mim, é uma satisfação tremenda. Me sinto realmente muito grato por esta oportunidade", comemorou ele.

Participaram da cerimônia agentes de segurança dos diversos grupamentos: Patrimônio, Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTT), Brigada Ambiental, Brigada Maria da Penha, Grupo de Controle Tático Itinerante (GCUTI), Ronda COMPAZ, Rondas Turísticas, Ronda Escolar, Grupo Tático Operacional (GTO) e Rondas de Apoio ao Cidadão (RONDAC), entre outros.

Conheça a corporação

Criada pela Lei nº 03, de 24 de fevereiro de 1893, a Guarda Civil Municipal do Recife é diretamente subordinada à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife. É da competência geral da GCMR a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, conforme previsto na Lei 13.022/14, com foco na atuação cidadã e na promoção dos direitos humanos. 

Sua composição é constituída pelo cargo de Agente de Segurança Municipal, hierarquicamente organizado em carreira, nas seguintes classes: I - Guarda e II - Graduados. A Classe de Graduados é subdividida nas Subclasses de Subinspetor e Inspetor, de provimento por promoção, sendo sua ascensão disciplinada pela Lei nº 17.955/2013. A hierarquia dos Agentes de Segurança Municipal tem em seu topo o graduado Inspetor. Abaixo deste, o graduado Subinspetor, e por último a classe Guarda Municipal.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco