Quatro pessoas foram presas por furtar energia elétrica em estabelecimentos localizados no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (29). O crime foi identificado pela Neoenergia, que localizou quatro fábricas de reciclagem e uma de pré-moldados. A ação foi realizada junto com o Instituto de Criminalística (IC) e a Compesa.
De acordo com a Neoenergia, os cinco estabelecimentos estavam ligados diretamente na rede de distribuição, sem passar por um medidor de energia elétrica.
Além do furto de energia elétrica, nos locais também foram identificados materiais de uso exclusivo da Neoenergia Pernambuco. As equipes da distribuidora encontraram mais de 250kg de cabos de alumínio e cobre, além de uma vara de manobra, utilizada apenas pelos eletricistas da distribuidora.
No total, foram recuperados 360 mil kWh de energia nas cinco unidades. Esse montante seria suficiente para atender toda a cidade de Gravatá durante 22 dias.
“As fábricas possuíam máquinas com grande consumo de energia elétrica e que estavam ligadas diretamente na rede de distribuição. Toda a ação foi acompanhada pela polícia e pelo Instituto de Criminalística, que confirmou o furto de energia nos cinco locais. Esse tipo de ação prejudica toda a sociedade, tanto no quesito segurança, como na qualidade do fornecimento de energia e até mesmo com impacto na conta”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.
Toda energia não medida será cobrada dos clientes, conforme determinações da legislação do setor elétrico. O fornecimento para as unidades foi suspenso e os estabelecimentos só terão a energia restabelecida após a negociação do débito. A Neoenergia adotará as medidas judiciais cabíveis.
A Neoenergia destaca que irregularidades como esta configuram crime e prejudicam a população, pois criam situações de risco para quem faz a ligação irregular e para todos os que trabalham nos locais.
Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, o cliente pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo.