Transporte público
Respeito e segurança; ação em terminal de ônibus reforça importância de seguir regras e de ser "gentil"
Técnicos de educação e fiscalização realizaram panfletagem e proferiram minipalestra, alertando sobre o respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas e aos motoristas, no TI Joana Bezerra
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/10/2024 11:41 | Atualizado em: 30/10/2024 12:22
Técnicos vistoriaram elevador de ônibus (Foto: Paulo Maciel/CTM) |
O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e a Secretaria de Defesa Social realizaram, nesta quarta (30), no Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central do Recife, a campanha ''Gentileza nunca é demais''.
A ideia é conscientizar passageiros e trabalhadores do sistema sobre a importância de um trânsito com mais segurança, com foco principal no respeito ao próximo e a melhor convivência.
Técnicos de educação e fiscalização realizaram panfletagem e proferiram minipalestra.
Eles alertaram para o respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas e aos motoristas.
Também falaram sobre pontos de parada, entradas dos terminais e preservação do patrimônio público.
Outra ação foi a conversa com pais e jovens sobre os perigos de acessar o terminal pelo portão exclusivo para ônibus, além de conscientizar da importância dos usuários do transporte público em terem empatia ao próximo e o cumprimento dos direitos e deveres dos passageiros.
Foram analisados os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular – PEV, assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade.
Os ônibus que não estavam conforme a legislação vigente foram autuados e determinados seu recolhimento.
Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, o objetivo é proporcionar ao usuário uma viagem mais segura, cada vez com mais dignidade e respeito. "Além disso, com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema. O maior respeita o menor, por isso, solicitamos que os motoristas tenham mais atenção com os carros, motociclistas, ciclistas e, principalmente, os pedestres, que são nossos principais usuários. Todas às vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento", destacou.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS