Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Secretaria Estadual de Saúde fará testagem rápida de sífilis nesta sexta (18), no Recife

Ação será realizada na Praça Oswaldo Cruz, na Região Central do Recife, com a oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C

A pasta destaca que a expectativa é atender todas as 100 pessoas, incentivando a conscientização sobre a importância da testagem regular e do tratamento precoce

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) vai ofertar, nesta sexta-feira (18), testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C. A ação faz parte da celebração do  Dia Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, que ocorre no terceiro sábado de outubro e é promovida pela equipe do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais.

O evento ocorrerá das 9h às 14h ou até o atendimento de 100 pessoas, na Praça Oswaldo Cruz, 359, na Boa Vista, Região Central do Recife. A população também terá acesso a informações e cuidados essenciais para a saúde sexual.

A pasta destaca que a expectativa é atender todas as 100 pessoas, incentivando a conscientização sobre a importância da testagem regular e do tratamento precoce. 

“O teste rápido de sífilis é um teste de triagem; os casos reagentes serão encaminhados para as unidades básicas de saúde mais próximas da residência do usuário para complementação do diagnóstico e tratamento, se necessário”, explicou a gerente do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais, Grazielle Vasconcellos.

A demanda para a testagem será espontânea, e a equipe estará pronta para acolher os usuários de forma individualizada. Todo o processo, desde o acolhimento até a entrega do resultado, poderá levar até uma hora.

Além dessa ação especial, a população pode ter acesso aos exames rápidos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também há a possibilidade de testagens por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, o que amplia ainda mais as opções disponíveis. 

Atualmente, o Estado possui 33 CTAs, geridos pelas secretarias municipais de saúde, distribuídos em todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco