A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado de Tutores(as) e Cadastro de Reserva (CR) do curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições vão até o dia 22 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
O processo seletivo visa formar um cadastro de reserva para tutores, com vagas que poderão ser preenchidas de acordo com a quantidade de alunos ativos no Sistema de Gestão da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), variando conforme a demanda.
Como participar
Os candidatos devem ter formação de nível superior em áreas especificadas no edital e atender a outros requisitos, como o domínio de tecnologias educacionais e habilidades de comunicação. Além disso, os candidatos não podem estar matriculados no curso para o qual desejam atuar como tutores.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da EaD UFPE, na seção de Editais, e anexar a documentação exigida em formato PDF.
Atribuições e atuação
Os tutores selecionados atuarão com carga horária de 20 horas semanais, prestando suporte pedagógico aos estudantes, em conjunto com o professor formador.
Suas responsabilidades incluem mediação de comunicação entre professor e alunos, acompanhamento de atividades didáticas, elaboração de relatórios semanais e comunicação constante com a coordenação do curso.
A atuação se dará de forma remota, utilizando ferramentas digitais de ensino.
Sobre o curso
O curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é destinado a professores da Educação Básica, tanto de redes públicas quanto privadas, que atuam em sala de aula ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de outros profissionais da área.
Previsto para iniciar em fevereiro de 2025, o curso terá uma carga horária de 120 horas, distribuídas em quatro módulos, e será realizado na plataforma LabTIME da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atividades síncronas e assíncronas.
Promovido pela CAPES e pelo MEC, o curso é alinhado com as políticas de Educação Especial na perspectiva inclusiva, e visa capacitar educadores para desenvolver práticas pedagógicas que contemplem a inclusão nas salas de aula regulares.
Para mais informações, consulte o edital completo no site da EaD UFPE.
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