Em 2023, houve um aumento de 37% no número de mortos em sinistros de trânsito - sendo 50% dos registros ocorridos em rodovias e 15% em vias urbanas, segundo dados do Relatório Preliminar de Sinistros de Trânsito com Vítimas Fatais, divulgados nesta segunda-feira (18). Diante disso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, na manhã desta segunda, uma operação de fiscalização para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
De acordo com o estudo, 144 pessoas morreram em sinistros de trânsito no Recife durante o ano de 2023. Pesquisas observacionais realizadas pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), em parceria com a Johns Hopkins University (JHU), dos EUA, identificaram que 1/3 dos motociclistas excedem a velocidade onde não há fiscalização eletrônica no Recife.
Segundo o Relatório Preliminar, o perfil das vítimas reafirma a pesquisa: 80% são homens, 48% têm entre 20 e 39 anos e 48% são motociclistas, sendo 42% dessas mortes provocadas no período da noite e madrugada, apesar do menor fluxo de veículos.
O Relatório mostrou um aumento no número de mortes, parcialmente, devido à mudanças de metodologia na contagem do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), que se tornou ainda mais detalhada a partir deste ano.
"Esse cenário revela o quanto é importante fortalecer as políticas públicas para a segurança viária. As ações de educação para o trânsito e fiscalização já foram intensificadas neste ano e a necessidade da mudança de comportamentos de todos é fundamental para que possamos ter um trânsito mais seguro", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Durante essa blitz, no Cais José Estelita, agentes de trânsito abordaram motociclistas, principais vítimas fatais do ano de 2023, segundo dados do Relatório Preliminar de Sinistros de Trânsito com Vítimas Fatais.
A fiscalização desta segunda-feira contou com a entrega de material informativo com dados sobre o perfil das vítimas - uma ação foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).
"Estamos tendo uma inversão nas vítimas fatais do Recife, desde 2022, os motociclistas ocupam esse lugar, que antes era dos pedestres. Temos visto isso caminhar junto ao aumento do desrespeito aos limites de velocidade, comportamento observado em um terço dos motociclistas. Vias e horários onde não há grande fluxo de veículos podem soar como um convite à velocidade para alguns condutores, entretanto, esse é um erro que pode custar a vida das pessoas", destaca a coordenadora de vigilância de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Amanda Conceição.
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