Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Calçadas são requalificadas na Madalena, na Zona Oeste do Recife

As intervenções vão contemplar mais de 480 metros de extensão da Avenida José Gonçalves de Medeiros

Obras tiveram início na Madalena

Os trabalhos devem ser concluídos até fevereiro de 2025. 
As melhorias incluem a instalação  de pisos intertravados antiderrapantes, meio-fio em concreto, rampas de acessibilidade, pisos táteis, além da construção de passagens elevadas, proporcionando mais segurança e acessibilidade para os pedestres.
 
O programa 
 
Criado em 2017, o programa Calçada Legal requalifica passeios públicos em vias e largos, com ações que incluem pavimentação, construção de rampas de acessibilidade, preservação de passeios históricos e paisagismo.
 
A iniciativa conta com um aporte de R$ 167 milhões da Prefeitura do Recife, com a expectativa de requalificar um total de dez lotes que abrangem 134 km de ruas e avenidas, além de 56.300 m² de largos.

Desde o início do programa, 77 km de vias já foram requalificados, e para 2024 a meta da URB é concluir mais 12 km de calçadas. As intervenções priorizam áreas com grande fluxo de pedestres ou que fazem a ligação entre corredores de transporte público.

Os bairros atualmente contemplados pelo Calçada Legal incluem Madalena, Várzea, Beberibe, Cidade Universitária, Boa Vista, Espinheiro, Água Fria, Bomba do Hemetério, Boa Viagem, Jardim São Paulo, Casa Forte, Bongi, Estância, Areias e  Campo Grande. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco