O Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) será palco de debate sobre o “Nordeste e as suas emergências: clima, biodiversidade e identidades”. O encontro informal ocorrerá na próxima quarta-feira, 13 de novembro, a partir das 18h30, no próprio CCBA (localizado na Rua do Sossego, 364, Boa Vista, Recife - PE).
Aberto ao público interessado, o evento contará com a participação especial de integrantes do Observatório da Vida Agreste (OVA), do professor Emmanuel Dutra (UFPE) e da jornalista e professora Fabiana Moraes (UFPE). A programação inicia com a palestra do professor Emmanuel Dutra, que irá discorrer sobre “Desafios e oportunidades para a transição energética como estratégia de enfrentamento das mudanças climáticas no Nordeste do Brasil.”.
Em seguida, às 19h30, os integrantes do Observatório da Vida Agreste (OVA) irão apresentar ao público um projeto de pesquisa e duas reportagens que receberam apoio do CCBA, são eles: o projeto de pesquisa "Discussão sobre a participação de especialistas nordestinas na imprensa comercial brasileira, investigando motivos e propondo solução: a criação do Guia Nordeste de Fontes Jornalísticas", além das reportagens “Uma odisseia todo dia: as dificuldades dos estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) para acessar o campus” e “Água tratada? Só se for na ilegalidade: como a má distribuição por parte da Compesa obriga moradores do Agreste a encontrar alternativas ilegais para ter água tratada em casa". O evento finaliza às 21h30, após um debate geral, com a participação do público presente e com a mediação da jornalista e professora Fabiana Moraes.
O Observatório da Vida Agreste (OVA) é um laboratório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que busca promover a integração de atividades acadêmicas, científicas e sociais na região Agreste de Pernambuco. Localizado no município de Caruaru, o OVA visa realizar pesquisas interdisciplinares sobre questões relacionadas à saúde, educação, cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional, visando a solução de desafios enfrentados pela população local.
Hoje, o OVA é parceiro da Énois Conteúdo, laboratório que atua na formação de jornalistas de áreas periféricas de todo o Brasil; O Joio e O Trigo, projeto jornalístico que cobre questões relacionadas à alimentação, das corporações ao lobby do agronegócio, assim como do CCBA. São integrantes do OVA os estudantes Adriane Delgado, Bruno Dias, César Melo, Fernanda Kemilly, Hellen Gouveia, Jhenyfer Camila, Lucas Bezerra, Luzia Maiara, Mayane Rodrigues, Rawanderson França e os designers Ronald ferro e Thomaz Barroso, além de Tiago Henrique. Leia as reportagens do OVA aqui: https://medium.com/ova-ufpe