ABASTECIMENTO

Compesa inicia operação de poços para reforço no abastecimento em Paulista

O primeiro marco das entregas foi a ativação dos poços nos bairros de Pau Amarelo e Nossa Senhora da Conceição

Publicado em: 05/11/2024 19:26

 ( Aluísio Moreira/Compesa)
Aluísio Moreira/Compesa
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a operação de três novos poços na cidade de Paulista, localizada na Região Metropolitana do Recife, como parte do programa Águas de Pernambuco.  

O primeiro marco das entregas foi a ativação dos poços nos bairros de Pau Amarelo e Nossa Senhora da Conceição, que representam um reforço importante no fornecimento de água, especialmente em regiões que enfrentavam sérios problemas de escassez. 
 
Com um investimento superior a R$ 6 bilhões, o programa visa melhorar o abastecimento de água e a qualidade do saneamento em diversas regiões do estado. A perfuração de 14 poços irá beneficiar 240 mil pessoas nos municípios de Paulista, Olinda e Recife.  

Benefícios imediatos  

Em Paulista, os dois primeiros poços começaram a operar nas ruas Marrocos e São José do Egito, no bairro Pau Amarelo. Juntas, as duas unidades devem oferecer um incremento de 50 litros por segundo no abastecimento local.  

Já o terceiro poço, instalado no bairro de Nossa Senhora da Conceição, oferece um reforço de 25 litros de água por segundo. 

Além desses, dois outros poços estão em fase de testes em Paulista, beneficiando os bairros de Maranguape I, Maranguape II e Jardim Maranguape. A previsão é que esses equipamentos operem até o final do ano e atendam mais de 50 mil pessoas.  

Outra novidade é a perfuração de um novo poço no bairro de Maria Farinha, que beneficiará mais de 6 mil habitantes da região. Quando concluídos, esses investimentos resultarão em um incremento de 402 litros de água por segundo, atendendo a mais de 240 mil pessoas em Paulista, Olinda e Recife. 
 
 ( Aluísio Moreira/Compesa)
Aluísio Moreira/Compesa
 

Próximos passos 

  • Recife 

O impacto do Águas de Pernambuco não se limita a Paulista. Na Zona Norte do Recife, a Compesa também está prestes a colocar em operação um novo sistema de captação de água com três poços localizados no bairro da Linha do Tiro.  

A estrutura inclui a construção de uma estação elevatória, que reunirá a água captada e a encaminhará para o Reservatório do Alto José Bonifácio. A expectativa é que esse sistema beneficie mais de 15 mil pessoas na região até o final deste ano. 

Ainda no Recife, a Compesa finaliza as obras de um novo sistema de abastecimento de água no bairro de Dois Irmãos, que funcionará com a exploração de um poço profundo já perfurado na área. Com isso, mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas.  

No próximo semestre, outro poço será instalado no bairro Bomba do Hemetério, para reforçar ainda mais o abastecimento local. 

  • Olinda 

Em Olinda, dois novos poços serão entregues até o final deste ano para beneficiar os bairros de Jardim Brasil I e II, Peixinhos e Vila Popular. Com esses equipamentos, mais de 110 mil moradores terão acesso a uma distribuição de água mais regular e eficiente. 

Além disso, um poço está sendo implantado para melhorar o abastecimento do bairro de Ouro Preto, completando um ciclo de investimentos no município. 

Programa Águas de Pernambuco 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ressaltou a importância do Águas de Pernambuco, programa que visa não só combater a escassez hídrica, mas também melhorar as condições de vida da população com o fornecimento regular de água potável.  

"Uma pessoa que tem água na torneira tem dignidade, saúde, mais qualidade de vida e esperança. E é por isso que estamos trabalhando tanto para levar esse bem precioso para cada vez mais pernambucanos e pernambucanas", afirmou Raquel Lyra. 

A proposta do programa é investir R$ 6,1 bilhões até 2027 em segurança hídrica e saneamento básico, com ações que incluem a construção de novos sistemas de abastecimento de água, perfuração de poços, ampliação de estações de tratamento de esgoto e ações voltadas para a área rural. 

Alex Campos, presidente da Compesa, destacou que o avanço na implantação dos poços é uma das ações prioritárias da empresa e do governo estadual, que têm trabalhado para garantir a ampliação da oferta de água em toda a Região Metropolitana.  

"Estamos empenhados em concluir os testes e iniciar as operações dos poços em Paulista, além de seguir com as perfurações em Recife e Olinda. O Águas de Pernambuco é uma prioridade, e a Compesa tem a missão de garantir que as metas sejam cumpridas, trazendo mais água e qualidade de vida para os pernambucanos", disse Alex.